sexta-feira, fevereiro 04, 2011

MANIFESTANTES EXIGEM RENÚNCIA DO PRESIDENTE DO EGITO


AbismadoMilhares de egípcios ocuparam nesta sexta-feira (04/02) a praça Tahrir, no centro do Cairo, exigindo pelo 11º dia consecutivo a saída do presidente Hosni Mubarak. Eles receberam uma visita de Amr Moussa, secretário-geral da Liga Árabe, organização que agrega 22 países do Oriente Médio e norte da África.

Moussa disse que cogita assumir um cargo em um eventual governo de transição e pode se candidatar à Presidência caso Mubarak deixe o posto. Outros milhares de manifestantes contrários ao governo se reuniram em frente à maior mesquita de Alexandria, segunda cidade mais populosa do Egito.
Na quinta-feira, um dos maiores shoppings de Alexandria foi saqueado.
ONU DENUNCIA ASSASSINATOS
A ONU estima que mais de 300 pessoas já tenham morrido desde o início das manifestações no Egito, no dia 25 de janeiro.
UNIÃO EUROPÉIA QUER “RENÚNCIA” DE MUBARAK
Nesta sexta-feira, a União Europeia afirmou que a transição no governo egípcio deve começar imediatamente.
“O Conselho Europeu está acompanhando com grande preocupação a piora na situação do Egito”, disse um comunicado assinado por 27 líderes do bloco. “Todos os partidos devem se moderar, evitar violência e começar uma transição ordeira para um governo de base ampla”.
CRIMES CONTRA JORNALISTAS
No comunicado, o bloco também condenou agressões e intimidações a jornalistas que atuam no Egito.
MUBARAK AFIRMA: “GOSTARIA DE RENUNCIAR”
Falando à rede americana ABC, Mubarak disse que gostaria de renunciar imediatamente, se disse "cansado" de estar no poder, mas afirmou que sua renúncia mergulharia o Egito no caos. O grupo de oposição islâmica do país - a Irmandade Muçulmana - preencheria o vácuo de poder deixado por sua ausência.
E.U.A
O governo dos Estados Unidos diz ter iniciado diálogo com lideranças políticas do Egito sobre planos de uma transição imediata de poder no país, segundo o jornal The New York Times. Uma das opções consideradas seria Mubarak ceder o cargo para um conselho constitucional formado por três pessoas.
A Irmandade Muçulmana, o maior e mais organizado grupo de oposição no Egito, é oficialmente proibida, mas tolerada pelo governo, e seus integrantes concorrem em eleições como candidatos independentes.
***Com informações da BBC
***Fotos: globo.com
***Abelardo Jorge 9253- 6034:।"Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links:http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/   

 abelardo6666@yahoo.com.br