segunda-feira, novembro 17, 2008

Vaticano comemora os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

O presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, cardeal Renato Martino, apresentou quinta-feira (13/11) o programa dos atos comemorativos dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que acontecerão no dia 10 de dezembro, no Vaticano. A iniciativa é do próprio Conselho Justiça e Paz e tem como objetivos celebrar o documento das Nações Unidas e assinalar o seu valor perene, voltando a propor a qualidade educativa e orientada à construção de um mundo mais justo e solidário.
A IGREJA E OS DIREITOS HUMANOS
“A Igreja tem dado sua contribuição tanto com a reflexão sobre os direitos humanos à luz da Palavra de Deus e da razão humana, como com seu compromisso de anúncio e denúncia que tem feito dela uma defensora incansável da dignidade do ser humano e dos seus direitos nos 60 anos que nos separam da Declaração de 1948”, afirmou o cardeal Martino.
BENTO XVI E NAÇÕES UNIDAS
O presidente do pontifício conselho recordou que o último testemunho a respeito do valor da Declaração dos Direitos Humanos feito por Bento XVI ocorreu no dia 18 de abril, durante sua visita às Nações Unidas. Na ocasião, o papa falou que o mérito da Declaração Universal foi ter permitido a culturas diferentes, expressões jurídicas e modelos institucionais a convergência em torno de um núcleo fundamental de valores e, portanto, de direitos.
PONTIFÍCIO CONSELHO DE JUSTIÇA E PAZ
Para celebrar os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, o Pontifício Conselho Justiça e Paz e a Prefeitura da Casa Pontifícia promoverão dois atos, no dia 10 de dezembro: às 16h (horário local), ocorrerá um momento de reflexão e estudo, do qual participarão os responsáveis pelos dicastérios da cúria romana e do corpo diplomático. O evento contará com as intervenções do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone; do diretor geral da Organização Mundial do Trabalho, Juan Somavia; e do diretor geral da FAO, Jacques Diouf.
ILMA SHARA
Às 18h (horário local), haverá um concerto da Brandenburrgisches Staatsorchester de Frankfurt, dirigida pela espanhola Inma Shara. O papa Bento XVI assistirá à apresentação.
***Fonte:Vaticano/CNBB
******IMPORTANTE: O texto foi "adaptado", modificado ou transformado fichamento, teorema/hipóteses e/ou questionamentos neste diário virtual por...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/