quinta-feira, outubro 30, 2008

Comitê de Combate à Corrupção recebeu mais de 1.400 denúncias no Pará

Com o final do segundo turno das eleições municipais 2008, o Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral contabilizou 1.476 denúncias. O número é menor do que as 2.048 registradas pela entidade, vinculada à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No entanto, a coordenadora dos trabalho no Pará, a religiosa Henriqueta Cavalcante, afirma que as queixas deste ano têm o diferencial de uma triagem mais rigorosa do comitê e provas concretas sobre os infrações ocorrida durante todo o processo eleitoral. Belém, Ananindeua e Santa Izabel. A maioria das irregularidades diz respeito ao uso da máquina pública na campanha dos candidatos à reeleição.
COMBATE À CORRUPÇÃO ENDÊMICA NOS MUNICÍPIOS
Com pouco mais de dez comitês locais de combate à corrupação, irmã Henriqueta ressalta que o trabalho no Estado todo conseguiu uma visibilidade maior este ano, atingindo outras cidades. E tanto é assim que os membros da entidade se surpreenderam com o volume de queixas vindo de Quatipuru, Barcarena, Nova Timboteua e Aveiro.
O material foi encaminhado ao procurador regional eleitoral, Ubiratan Cazetta. Segundo a coordenadora do Comitê, a qualidade das denúncias também foi um elemento marcante neste ano. Além de maior cautela na hora de recebê-las, houve registro de queixas com provas concretas sobre os delitos. Documentos, filmagens, gravações, fotografias e outras evidências foram anexadas e devem ser decisivas nos processos encaminhados à Justiça Eleitoral.
FRAUDE ELEITORAL
Em algumas cidades, o comitê está apoiando iniciativas da população para anular o pleito. Monte Alegre e Bragança são dois municípios em que há irregularidades, como suspeita de fraude devido aos problemas nas urnas eletrônicas e compra de votos. 'Em Monte Alegre , a população encaminhou um abaixo-assinado com mais de 4 mil assinaturas pedindo que a eleição seja anulada. Iniciativas desse tipo, vamos apoiar', diz a freira.
DISQUE-DENÚNCIA
Irmã Henriqueta informou que os números apurados no Disque Denúncia demonstram que a sociedade civil organizada fez sua parte neste ano. 'Fizemos o papel de fiscalizadores das eleições. Não poderão acusar a população de ter sido omissa nessa função. Apontamos onde estão os erros. Agora queremos também que a Justiça faça a sua parte. Nós, cidadãos, esperamos por isso', destaca.
***Fonte: CNBB
******IMPORTANTE: O texto foi "adaptado", modificado ou transformado fichamento, teorema/hipóteses e/ou questionamentos neste diário virtual por...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links:
http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/