quinta-feira, outubro 30, 2008

Sipam e Uniron promovem curso 'Meteorologia para Jornalistas'

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e a faculdade Uniron promovem em Porto Velho no próximo dia 8 de novembro o curso 'Meteorologia para Jornalistas'. O objetivo é capacitar profissionais do Jornalismo no entendimento geral do que é a Meteorologia, fornecendo informações importantes para a abordagem de temas recorrentes na região amazônica, como friagens, ciclos hidrológicos, melhor uso das previsões meteorológicas e como as ferramentas da meteorologia podem ajudar a vida das pessoas que moram na Amazônia, em especial em Rondônia. A formação das chuvas, estações do ano, o que é friagem, trombas d'água, rajadas de vento, tempestades, entre outros temas serão apresentados e explicados. O público alvo são jornalistas, profissionais de comunicação e estudantes de Jornalismo. As vagas são em número limitado.
METEREOLOGISTAS
O curso será ministrado pelos meteorologistas do Sipam, Ranyére Nóbrega e Luiz Alves, doutor e bacharel em Meteorologia, respectivamente, e terá carga horária de 8 horas (manhã e tarde), com emissão de certificado pelas instituições parceiras.
AMAZONIA
“A Amazônia está no centro das discussões ambientais em todo o planeta. Por isto, é necessário termos profissionais do Jornalismo mais preparados e qualificados para lidar com o tema Meio Ambiente e suas variáveis - uma delas é a Meteorologia. Em Rondônia, esperamos contribuir com informações relevantes para o melhor entendimento destas questões”, diz o meteorologista Ranyére Nóbrega.
TEMPO METEREOLÓGICO
O conteúdo programático do curso tratá, entre outros, os seguintes tópicos: atmosfera; radiação solar e sua influência no tempo e no clima; temperatura, umidade relativa e pressão atmosférica; fatos e mitos meteorológicos; como se forma a chuva; ciclo hidrológico; ventos, ventanias e tempestades; climatologia de Rondônia; previsão do tempo e como utilizá-la melhor; mudanças climáticas e suas influências no cotidiano.
INSCRIÇÕES
As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas na Coordenação de Comunicação Social da Uniron. Mais informações pelos telefones 69 3733-5015 (Uniron) e 69 3217-6200 (Sipam).
SIPAM
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) é um órgão da Presidência da República, vinculado à Casa Civil, e possui como missão "integrar informações e gerar conhecimento atualizado para a articulação, o planejamento e a coordenação das ações globais de Governo na Amazônia Legal Brasileira, visando a proteção, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável na região".
CENTROS REGIONAIS
O Sipam está presente na Amazônia por meio de três Centros Regionais - Belém (PA), Manaus (BE) e Porto Velho (RO). Este último tem como área da abrangência os Estados do Acre, de Rondônia e Mato Grosso.
***Fonte: SIPAM
******IMPORTANTE: O texto foi "adaptado", modificado ou transformado fichamento, teorema/hipóteses e/ou questionamentos neste diário virtual por...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/