sexta-feira, agosto 15, 2008

FERNANDO LUGO É O NOVO PRESIDENTE DO PARAGUAI

***Ex-bispo pôs fim a seis décadas de domínio no poder do Partido Colorado.
Presidente Lula acompanhou a cerimônia de posse.

***O ex-bispo Fernando Lugo tomou posse na manhã desta sexta-feira (15/08) como novo presidente do Paraguai para um mandato de cinco anos, após colocar fim a seis décadas de domínio no poder do Partido Colorado.

Lugo, de 57 anos, sucede Nicanor Duarte. Ele recebeu o bastão de comando do presidente do Senado paraguaio, Enrique González Quintana, em cerimônia na esplanada do Congresso, na presença de milhares de pessoas."Si, juro", afirmou Lugo ao assumir as responsabilidades de presidente do país, diante de pessoas, presidentes de outros países, políticos, representantes da Igreja e empresários.

“CLIMA DE ESPERANÇA”
Pouco antes, Nicanor Duarte, que acumula o cargo de senador, fez seu último discurso como presidente e entregou seu cargo. No discurso, enfatizou o "clima de esperança" que toma conta do Paraguai.
FIM DE "INTOLERÂNCIAS"
O ex-presidente disse que o Paraguai vive um momento histórico, no qual "se encerra um ciclo de intolerâncias". "Pela primeira vez se transfere o poder de um partido a outro em um clima de esperança, porque apesar das diferenças que temos, não se pode negar que há uma grande esperança hoje no Paraguai", afirmou.
BRASIL, ESPANHA E TAIWAN
Também foram testemunhas da cerimônia vários chefes de Estado da América Latina - incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva -, o presidente de Taiwan e o príncipe Felipe da Espanha, além de outros representantes de quase cem delegações estrangeiras.

JURAMENTO
Lugo - usando uma discreta camisa branca, calças cinzas e sandálias - jurou "observar e fazer observar a Constituição" ante o presidente do Senado Enrique González Quintana e o plenário do Congresso, enquanto era aclamado por milhares de partidários.
“VAIAS”
O até então presidente, Nicanor Duarte (2003/2008), pertencente ao Partido Colorado, foi vaiado pelos manifestantes ao abandonar a sede legislativa depois de entregar os atributos presidenciais a González Quintana.

RITUAL GUARANI
Na véspera, Lugo fez um juramento simbólico diante de uma multidão em Assunção, durante o qual foi benzido em um ritual indígena guarani. Lugo recebeu "oferendas para um novo Paraguai" de um grupo de indígenas e camponeses, que lhe entregaram vasilhas com terra, alimentos e água, e uma manta.

DANÇA INDÍGENA
Com os braços para o alto e os dedos em 'V', Lugo dançou com três índias e recebeu a benção em uma cerimônia ancestral guarani, em meio aos aplausos da multidão.

“AMÉLATINA SEM FRONTEIRAS
O ato, convocado sob o lema "Por uma América Latina unida e sem fronteiras", reuniu várias organizações sociais, principalmente de base camponesa e indígena, além de partidos de esquerda, como o Comunista, o Socialista e o Movimento ao Socialismo.
******Texto foi "adaptado", modificado ou transformado fichamento, teorema/hipóteses e/ou questionamentos neste diário virtual por...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/