quarta-feira, agosto 13, 2008

CPI dos Grampos: Daniel Dantas nega envolvimento em ilícitos de grampos telefônicos

***O banqueiro negou contratação da Kroll Associates para “espionar” Telecom Itália e controlar Brasil Telecom

***“A Kroll foi a mesma empresa que o Congresso contratou para investigar desvios na gestão Collor pelo PC Farias"


Em depoimento à CPI das Escutas Clandestinas da Câmara, o banqueiro Daniel Dantas negou nesta quarta-feira (13/08) que tenha contratado a empresa Kroll para realizar escutas telefônicas clandestinas com o objetivo de investigar a empresa Telecom Itália --que disputou com o banco Opportunity o controle da Brasil Telecom.
GRAMPOS TELEFÔNICOS
Dantas disse que, ao contrário do que a imprensa "insiste em divulgar", não está envolvido em ações de grampos telefônicos.
KROLL, CONGRESSO E INJUSTIÇA CONTRA FERNANDO COLLOR
"Na verdade, eu não contratei a Kroll. A Brasil Telecom contratou a Kroll, que investigou a Telecom Itália. Nesse processo não tem nenhum grampo telefônico. A Brasil Telecom contratou a Kroll pela sua competência internacional. A Kroll foi a mesma empresa que o Congresso contratou para investigar desvios na gestão Collor pelo PC Farias", afirmou.
BRASIL TELECOM
Dantas disse que a Brasil Telecom, ao contratar a Kroll, tinha como objetivo descobrir o destino de recursos "desviados" da empresa. "Saíram US$ 800 milhões dos cofres da Brasil Telecom, foram para os cofres da Telefonica da Espanha. O objetivo era investigar se esses recursos teriam parado em destinos ilícitos. Até as investigações serem suspendidas, a Kroll não tinha provas de quem teria recebido [os recursos]", afirmou.
TELECOM ITÁLIA
O banqueiro insinuou que a Telecom Itália foi responsável por grampos telefônicos ilegais no país no processo de venda da Brasil Telecom. "Quem fez grampo ilegal, ao que tudo indica, foi a Telecom Itália, que usou infra-estrutura no Brasil. Isso é alvo de investigação na Itália. Vários agentes da Telecom Italia confessaram que pagaram agentes para produzir escutas telefônicas e invasão de correspondências nossa e a pessoas a nós ligadas", disse o banqueiro.
BANCO OPPORTUNITY
Dantas afirmou que as denúncias sobre a suposta contratação da Kroll surgiram diante da disposição da Telecom Itália em impedir que o Opportunity adquirisse a Brasil Telecom. "Em 1999, o controle da Telecom Itália foi adquirido por um empresário que queria o controle da Brasil Telecom e iria usar de todos os meios para conseguir. A partir daí, começam as disputas societárias que acabaram envolvendo o governo, o Estado e a imprensa. Uma série de notícias e fatos foram criados para tentar criar dificuldades ao nosso lado, entre eles a acusação de que eu teria contratado a Kroll para investigar a Telecom Itália."
CITIBANK E KROLL
Dantas disse que o Citibank recomendou a contratação da Kroll, uma vez que o banco era um dos grandes clientes da empresa. O banqueiro afirmou ainda que todas as acusações de seu envolvimento em ações de grampos telefônicos são falsas. "Acho que essas informações tinham o propósito de produzir efeitos contrários ao nosso grupo numa disputa societária que se estendeu por vários anos sob o controle da Brasil Telecom", afirmou.
CARLA CICO
Dantas e a ex-presidente da Brasil Telecom Carla Cico foram acusados da contratação dos serviços da Kroll Associates para investigar a Telecom Italia, empresa que disputa com o Opportunity o controle da Brasil Telecom.
POLÍCIA FEDERAL
Devido às denúncias de espionagem, a Polícia Federal começou a investigar a responsabilidade da Kroll e dos executivos da Brasil Telecom em possíveis ações ilegais.
LUIZ GUSHIKEN E CÁSSIO CASSEB
A investigação da Kroll teria atingido funcionários do primeiro escalão do governo, como o ex-ministro Luiz Gushiken (Comunicação de Governo) e o ex-presidente do Banco do Brasil Cássio Casseb. A Kroll teve acesso a e-mails do ministro antes de ele assumir a pasta. Já Casseb foi monitorado antes e depois de assumir o cargo.
***Fonte: GABRIELA GUERREIRO,da Folha Online, em Brasília

******Texto foi "adaptado", modificado ou transformado fichamento, teorema/hipóteses e/ou questionamentos neste diário virtual por...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/