Bolívia: EVO MORALES VENCE REFERENDO POPULAR E CONTINUA NO CARGO
***Com 99,9% das urnas, 'sim' a Morales soma 2.102.620 votos.
***Nova conta supera os 53,7% que ele teve nas eleições presidenciais de 2005.
***Governadores de La Paz e Cochabamba derrotados. Serão substituídos por “biônicos”
***Oposição “questiona” resultados e planeja greve geral
O presidente da Bolívia, Evo Morales, obteve 67,43% dos votos do referendo popular, realizado domingo passado, para continuar no cargo. Foi o que informou a Corte Nacional Eleitoral (CNE), nesta sexta-feira (15).
99,9% DOS ELEITORES VOTARAM “SIM”
Com 99,9% das urnas apuradas, o "sim" à continuidade de Morales e do vice-presidente Álvaro García Linera soma 2.102.620 votos, equivalentes a 67,43%, poucos décimos percentuais a menos que os dados de ontem (67,8%), quando 96,3% dos votos haviam sido apurados.
MORALES TEVE 53,7% VOTOS EM 2005
De qualquer forma, a nova porcentagem supera amplamente os 53,7% que Morales obteve nas eleições presidenciais de dezembro de 2005.
"PODER DO POVO"
O referendo revogatório levou o presidente Morales a afirmar quinta-feira que agora conta com "o poder do povo" para governar, e não só com o dos movimentos sociais que o apoiaram nas últimas eleições nacionais.
VITÓRIA EM SEIS ESTADOS
A gestão de Morales foi ratificada em seis dos nove departamentos (estados) da Bolívia: Oruro, Potosí, Chuquisaca, La Paz, Cochabamba e Pando.
“NÃO” VENCEU PERTO DA FRONTEIRA COM O BRASIL
O "não" a Morales foi maioria nos departamentos de Santa Cruz, Beni e Tarija, as regiões que junto com Pando constituem o opositor e autonomista território da meia-lua.
GOVERNADORES “RECONDUZIDOS”
Quanto aos governadores regionais, a apuração oficial da CNE confirma a ratificação do governista Mario Virreira em Potosí, e dos opositores Rubén Costas (Santa Cruz), Ernesto Suárez (Beni), Leopoldo Fernández (Pando) e Mario Cossío (Tarija).
LA PRENSA: “SEGUNDO TURNO” DIA 24
No caso do governador de Oruro, o governista Alberto Aguilar, o "sim" é maioria com 50,86%, mas a Corte Eleitoral Departamental anunciou que em 24 de agosto a votação será repetida em duas seções da capital regional por terem sido detectadas irregularidades, informou hoje o jornal "La Prensa".
GOVERNADOR DE LA PAZ “DERROTADO”
A contagem oficial confirma também a revogação de dois governadores opositores: o de La Paz, José Luis Paredes, e o de Cochabamba, Manfred Reyes Villa.
O primeiro admitiu sua derrota no próprio dia do referendo, e o segundo abandonou seu cargo dias depois, questionando a legalidade da consulta.
GOVERNADORES “BIÔNICOS”
A lei que regula o referendo de 10 de agosto estabelece que os governadores revogados terão que abandonar suas funções e que o presidente da República "designará o governador que exercerá as funções" até que sejam realizadas as eleições departamentais (estaduais).
SAVINA CUÉLLAR, EXCEÇÃO NO REFERENDO
A governadora de Chuquisaca, a opositora quíchua Savina Cuéllar, foi a única que não teve que passar pela consulta popular por ter sido recentemente eleita, em junho passado, na eleição antecipada realizada em seu departamento devido à renúncia de seu antecessor.
AUTONOMIA DE DEPARTAMENTOS
Após o referendo de 10 de agosto, o presidente Morales e seus opositores iniciaram conversas para tentar chegar a um acordo que resolva a complexa crise boliviana, originada pelo enfrentamento entre o projeto constitucional do presidente e o plano autonomista de alguns departamentos opositores.
OPOSIÇÃO AMEAÇA “GREVE GERAL”
No entanto, a primeira tentativa de diálogo fracassou e as regiões controladas pela oposição anunciaram uma greve geral contra o Governo Morales para a próxima terça-feira, 19 de agosto.
***Fontes: http://g1.globo.com/Danilo Balderrama/Reuters
******IMPORTANTE: O texto foi "adaptado", modificado ou transformado fichamento, teorema/hipóteses e/ou questionamentos neste diário virtual por...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home