quinta-feira, julho 20, 2006

Dom Moacir Grechi denuncia: “Os escândalos se sucedem e agentes públicos desviam dinheiro do povo”

O arcebispo de Porto Velho, dom Moacir Grechi, reiterou hoje as críticas contra os sucessivos escândalos envolvendo agentes públicos, em todos os níveis, no Brasil. Durante apresentação do programa radiofônico “Amanhecer com a Ave Maria”, transmitido pela rádio Caiari, dom Moacir afirmou: “Os poderosos pensam que podem e que vão terminar impunes e nos cargos do poder”, disse, talvez numa referência indireta aos envolvidos na rede de corrupção das “Sanguessugas” e nos vários episódios delituosos sob investigação na Polícia Federal-PF e Ministério Público do Estado-MPE.
Citando exemplos históricos contidos no poético e bíblico livro do profeta Isaías, reafirmou: “Saibam os poderosos de ontem e de hoje que o poder não dura para sempre. Exemplo aconteceu com os poderosos de Roma, na época em que São João escrevia o Apocalipse”, advertiu.
Dom Moacir também criticou a espiral da Dívida Externa brasileira, sempre multiplicada por sucessivas desvalorizações cambiais e por altas taxas de juros, que terminam por beneficiar rentistas e trustes de especuladores internacionais, impondo à nação brasileira desemprego, marginalidade, exclusão social, fome e vergonhoso Índice de Desenvolvimento Humano-HDI, igual ao constatado nos subdesenvolvidos países da espoliada ou esbulhada África. “A dívida externa massacra o povo”, disse.

RETIRO NO CENTRO ARQUIDIOCESANO
Desde segunda-feira dom Moacir e quase todos os padres das paróquias de Porto Velho estão em “retiro espiritual” no Centro Arquidiocesano de Pastoral da Igreja Católica, no quilômetro 14 da BR 364, saída Porto Velho-RO-Cuiabá-MT.
O padre Luiz Ceppi, assessor da regional Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB disse à reportagem que em paralelo ao “retiro dos padres” estão sendo realizadas várias reuniões e debates entre representantes das Comunidades Eclesiais de Base-Cebs de várias Dioceses da região e da Arquidiocese de Porto Velho. Na pauta estão sendo traçadas estratégias para orientar os votos dos católicos nas eleições/2006 e a “eleição” de representantes para o Encontro Latino Americano das Cebs, com data ainda a ser definida pela Igreja Católica...www.brasiline.zip.net