quinta-feira, agosto 28, 2008

Evo Morales é obrigado a fazer escala de helicóptero no Brasil em Guajará Mirim

***Aprovado por 67,4% dos eleitores num referendo popular em 10 de agosto, Evo Morales enfrenta tentativa de intimidação e “ameaças” antidemocráticas derrotados

O governo boliviano pediu no final da tarde quarta-feira (27/08) autorização ao Brasil para usar a pista de Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia
O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi obrigado a fazer uma escala em território brasileiro para conseguir voltar a La Paz depois que manifestantes tomaram três aeroportos no departamento amazônico de Beni (norte), revelam Eliane Cantanhêde e Fabiano Maisonnave em reportagem publicada na Folha desta quinta-feira.
EVO MORALES
O incidente ocorreu quando Morales visitava a cidade de Cachuela Esperanza, aonde chegou de helicóptero. Enquanto estava ali, oposicionistas ligados ao Comitê Cívico Pró-Beni, controlado por empresários, tomaram três aeroportos da região, localizados nas cidades de Guayamerín, Riberalta e Trinidad.
AEROPORTO DE GUAJARÁ-MIRIM/RO
Como Morales não podia trocar o helicóptero por um avião em território boliviano para chegar a La Paz, o governo boliviano pediu no final da tarde autorização ao Brasil para usar a pista de Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia.
RAZÕES DE SEGURANÇA
Em nota à imprensa, o governo boliviano não confirmou os incidentes. Disse só que Morales foi ao Brasil "por razões de segurança". O presidente teria decolado rumo a La Paz às 23h30 de Brasília.
OPOSIÇÃO GERA CRISE NA BOLÍVIA
O presidente boliviano enfrenta forte crise com Estados governados pela oposição --Santa Cruz, Tarija, Pando, Beni e Chuquisaca.
EVO REFERENDADO POR 67,4% DOS ELEITORES
Em 10 de agosto ele foi referendado no poder com apoio de 67,4% dos eleitores. Em seis dos nove departamentos do país, Morales garantiu sua permanência no cargo até o fim do mandato. A gestão de Morales só foi rejeitada em Beni, Santa Cruz e Tarija.
ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE
Morales tentou retomar o diálogo com a oposição, mas não avançou. O novo motivo de disputa é o projeto da nova Constituição que o presidente ameaça enviar a referendo mesmo sem a aprovação da oposição.
***Fontes: FolhaOnline e www.tudorondonia.com.br
******IMPORTANTE: O texto foi "adaptado", modificado ou transformado fichamento, teorema/hipóteses e/ou questionamentos neste diário virtual por...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/