***As mulheres somam 67.562.550 ou 51,73% do total de 130.601.903 eleitores do Brasil ("batimento até junho/2008). Poderiam eleger o presidente da República. Em alguns estados, poderiam eleger governadores ou prefeitos. Com tamanho "capital eleitoral" são minoria nas estatísticas das candidaturas proporcionais e majoritárias.
***Homens somam 62.878.209 eleitores. Dominam os diretórios dos partidos e se apropriaram da maioria das candidatuas.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tabulados pelo Contas Abertas, revelam que 45% dos candidatos às eleições municipais deste ano não têm ensino médio. No país, quase 170 mil pré-candidatos se encontram nesta situação. Destes, 46% não concluíram o ensino médio; 53,4% não terminaram o ensino fundamental e outros 292 são analfabetos.
ACRE, AMAPÁ E RJ SEM ANALFABETOS
Apenas três estados não contabilizaram candidatos incapazes de ler e escrever: Acre, Amapá e Rio de Janeiro. Mas segundo a lei eleitoral, os analfabetos não podem concorrer e devem ter seus registros negados.
REGIÃO NORDESTE
A região Nordeste apresenta o maior número de candidatos analfabetos, são 133 vereadores e nove vice-prefeitos, o que representa 48% do total nessa situação em todo o país.
REGIÃO SUL
Em paradoxo, a região Sul apresenta o menor indicador; com um vice-prefeito e 13 vereadores sem instrução lingüística. Considerando os 5.563 municípios com eleições marcadas para outubro com 379.367 mil candidatos, cerca de 91 mil candidatos não possuem sequer o ensino fundamental.
Oh! MINAS GERAIS
Proporcionalmente, Minas Gerais é o estado com maior número de registros de candidatos com defasagem no grau de escolaridade. Números do TSE mostram que 34% dos 59,2 mil dos pleiteantes a cargos políticos não têm o ensino fundamental completo ou só sabem ler e escrever – os chamados analfabetos funcionais.
O cientista político do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas Marcelo Simas afirma que não há restrição para candidatos com baixo grau de escolaridade, “pois em uma democracia qualquer pessoa pode ser eleita”.
FALTA DE INSTRUÇÃO E DEPENDÊNCIA
Em contrapartida, Simas acredita que o grande problema para um candidato nessas condições é administrar de forma correta o seu mandato. “No caso do analfabeto, ele terá que confiar em outras pessoas para desempenhar a sua função. O aparato do Estado é um aparato muito formal. Quase tudo é resolvido por meio de documentos. Por isso é muito complicado para ele”, argumenta.
46% NÃO CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO
Nas regiões Norte, Sudeste e Sul 46% dos candidatos registrados para concorrer a prefeituras, vice-prefeituras e câmaras municipais não concluíram o ensino médio. Essas três regiões contabilizam 243,4 mil candidatos, ou seja, 64% do total de concorrentes. Já o Nordeste e o Centro-Oeste, com 135,4 mil candidaturas, a quantidade de registros de candidatos sem o ensino médio é um pouco menor, cerca de 43%.
PERFIL DO CANDIDATO EM 2008
A maior parte dos candidatos têm entre 45 e 59 anos. Para prefeito, 50% dos pleiteantes estão dentro desta margem de idade. Já os possíveis futuros vice-prefeitos representam 44% desse perfil. Por sua vez, os pré-candidatos a vereadores são 39% entre 45 a 59 anos. Os candidatos registrados com idade superior a 79 anos para os três cargos juntos chega a 432, sendo 340 apenas para vereador.
CANDIDATOS E PROFISSÕES
Sobre a atividade ocupacional, os candidatos estão nos mais variados ramos profissionais: 2.915 mil vigilantes, 468 veterinários, 19.097 mil vereadores, 8384 mil trabalhadores rurais, 159 telefonistas, 839 músicos, 4.082 mil motoristas particulares, 562 motoboys, 4.073 mil médicos, 350 empregados domésticos e 6.874 mil advogados, além de várias outras profissões.
PERCENTUAL POR SEXO
No que se refere ao gênero, 79% dos candidatos são homens e apenas 21% são mulheres, número que corresponde, respectivamente, a 299,1 mil e 80,2 mil. No Sul, a diferença é mais acentuada, 20% dos pleitos as eleições são representados por mulheres. Em nenhuma região o número de mulheres concorrentes aos cargos ultrapassou a margem dos 22%. No país são 1.588 mil mulheres concorrendo às prefeituras, 2.371 mil pleiteando as vice-prefeituras e 76.258 candidatas a vereadoras. Do lado dos homens são 13.743 mil pré-candidatos às prefeituras, 13.145 aspirantes as vice-prefeituras e 272.272 que disputam o cargo de vereador.
MULHERES: 10% DISPUTAM PREFEITURAS
Na corrida para as prefeituras as mulheres representam 10% dos candidatos. Para o cargo de vice-governador, a bancada feminina é de 15%. Já candidatas a vereadoras são 22% do total de candidatos registrados para concorrer ao cargo. A subsecretária de Políticas Públicas para a Mulher do governo federal, Lourdes Maria Bandeira, critica os números. “No Brasil, nós temos a tradição de acreditar que política é uma atividade masculina”, lamenta Lourdes, que também é professora da Universidade de Brasília (UnB).
COTA MÍNIMA DE 30%
A professora critica ainda o descumprimento da lei que estabelece uma cota mínima de 30% para as mulheres nas candidaturas apresentadas por cada partido. “O partido preenche 100% de suas vagas com candidatos homens e acrescenta esses 30% [de candidatas] como vagas adicionais”, explica. “Com o aumento da participação feminina teríamos um menor índice de corrupção no Brasil. Se observarmos os grandes escândalos nacionais da última década, vamos ver que praticamente não tivemos nenhuma mulher envolvida”, conclui.
******Texto foi "adaptado", modificado ou transformado em hipóteses e/ou questionamentos neste diário virtual por...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net, http://www.globorondonia.blogspot.com, http://www.agloborondonia.blogspot.com
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home