Roberto Sobrinho assina convênio e garante construção do Porto do Cai n’Água, em Porto Velho-RO
O prefeito Roberto Sobrinho e o diretor geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes (DNIT), Luis Antônio Pagot, assinaram na tarde desta quinta-feira (08/05) em Brasília, o convênio técnico-financeiro para a construção do Terminal Hidroviário do Cai n´Água em Porto Velho. Com recursos no valor de R$ 10.8 milhões a obra vai atender uma antiga reivindicação dos ribeirinhos.
“Hoje concretizamos uma luta que iniciamos desde o início da nossa administração, e aqui também começa, uma nova história para os ribeirinhos e todos que utilizam o Cai n´Água como porta de entrada e saída da cidade. Essa obra vai mudar radicalmente a vida dessas populações", disse o prefeito. O deputado federal Eduardo Valverde, e o diretor de planejamento do DNIT, Miguel de Souza participaram da assinatura do convênio.
No ano passado, a convite do prefeito, o ministro dos transportes Alfredo Nascimento veio a Porto Velho e conheceu o Cai n´Água. Na ocasião ele falou da importância e necessidade da obra para uma cidade como Porto Velho que tem uma ligação direta com o rio, a exemplo de outras cidades da região Norte. Ele disse ainda, que a construção do terminal hidroviário está prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
A OBRA
O projeto do terminal hidroviário foi elaborado pelo departamento de engenharia do exército do Distrito Federal para atender a realidade do município. A obra divide-se em duas áreas, uma do porto e outra do retroporto. O porto contará com flutuante principal, pontes móveis e flutuantes intermediários. O retroporto terá um Terminal de Passageiros, composta de 01 pavimento, com área coberta de 508,27m2, onde funcionarão: guichês de atendimento e venda de passagens; área administrativa; receita federal; vigilância sanitária/ IBAMA; policia federal; sanitários públicos (adaptados para portadores de necessidades especiais); área de espera/estar; sanitário de serviço; guarda volumes; 04 box de atendimento externo; lanchonete.
A área de apoio ao Terminal de Passageiros será urbanizada e contará com espaços para circulação de pedestres, de automóveis; veículos de carga; bicicletário; pátio de manobras e área prevista para futuro armazém de cargas. O edital de licitação já foi publicado e até a segunda quinzena de junho deverá ser escolhida a empresa que fará a obra.
INVESTIMENTOS
A obra do porto faz parte do projeto de revitalização do centro da cidade que a prefeitura vem desenvolvendo, com a recuperação de áreas como; os galpões da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, mercados do Pescado, Central e Cultural (Zizi); construção do Centro de Capacitação; reforma das praças, Jonathas Pedrosa e Caixa D’Água e construção do Shopping Popular. “Porto Velho sempre esteve de costas para o Rio Madeira. Estamos mudando esta história e valorizando o que a natureza nos deu de mais belo que é o nosso rio”, disse o prefeito.
“Hoje concretizamos uma luta que iniciamos desde o início da nossa administração, e aqui também começa, uma nova história para os ribeirinhos e todos que utilizam o Cai n´Água como porta de entrada e saída da cidade. Essa obra vai mudar radicalmente a vida dessas populações", disse o prefeito. O deputado federal Eduardo Valverde, e o diretor de planejamento do DNIT, Miguel de Souza participaram da assinatura do convênio.
No ano passado, a convite do prefeito, o ministro dos transportes Alfredo Nascimento veio a Porto Velho e conheceu o Cai n´Água. Na ocasião ele falou da importância e necessidade da obra para uma cidade como Porto Velho que tem uma ligação direta com o rio, a exemplo de outras cidades da região Norte. Ele disse ainda, que a construção do terminal hidroviário está prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
A OBRA
O projeto do terminal hidroviário foi elaborado pelo departamento de engenharia do exército do Distrito Federal para atender a realidade do município. A obra divide-se em duas áreas, uma do porto e outra do retroporto. O porto contará com flutuante principal, pontes móveis e flutuantes intermediários. O retroporto terá um Terminal de Passageiros, composta de 01 pavimento, com área coberta de 508,27m2, onde funcionarão: guichês de atendimento e venda de passagens; área administrativa; receita federal; vigilância sanitária/ IBAMA; policia federal; sanitários públicos (adaptados para portadores de necessidades especiais); área de espera/estar; sanitário de serviço; guarda volumes; 04 box de atendimento externo; lanchonete.
A área de apoio ao Terminal de Passageiros será urbanizada e contará com espaços para circulação de pedestres, de automóveis; veículos de carga; bicicletário; pátio de manobras e área prevista para futuro armazém de cargas. O edital de licitação já foi publicado e até a segunda quinzena de junho deverá ser escolhida a empresa que fará a obra.
INVESTIMENTOS
A obra do porto faz parte do projeto de revitalização do centro da cidade que a prefeitura vem desenvolvendo, com a recuperação de áreas como; os galpões da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, mercados do Pescado, Central e Cultural (Zizi); construção do Centro de Capacitação; reforma das praças, Jonathas Pedrosa e Caixa D’Água e construção do Shopping Popular. “Porto Velho sempre esteve de costas para o Rio Madeira. Estamos mudando esta história e valorizando o que a natureza nos deu de mais belo que é o nosso rio”, disse o prefeito.
Fonte: Asscom Câmara dos Deputados e Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net, http://www.globorondonia.blogspot.com, http://www.agloborondonia.blogspot.com
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