terça-feira, maio 06, 2008

PROGRAMA HUMANIZA SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM ROLIM DE MOURA

Visando a eficácia das ações na rede pública de saúde a Prefeitura Municipal de Rolim de Moura implantou um programa especial voltado à humanização do SUS – Sistema Único de Saúde na rede pública municipal. Dentro deste contexto foram criadas equipes de humanização social, devidamente treinada e habilitada para a implementação de ações diretamente com os pacientes e acompanhantes.
O Programa de Humanização do SUS está sendo coordenado pela psicóloga Ana Fujii, que coordena equipes nas seguintes unidades de saúde: Hospital Amélio João da Silva, Clínica da Mulher, e Centro de Saúde Cidade Alta. O trabalho inicial nestas unidades começa com a distribuição de questionários para a avaliação do grau de satisfação dos usuários das unidades de saúde e também questionários para os funcionários para avaliação e proposição de melhoria das condições de trabalho.
De acordo com a psicóloga Ana Fujii no hospital foi criada uma brinquedoteca, com o objetivo de diminuir o stress da internação das crianças; e estabelecido um novo controle de fluxo de acompanhantes e visitas, aos internos garantindo o direito ao paciente, mas obedecendo a determinações e normas hospitalares. Para implementar estas ações a psicóloga informa que também foi oferecido treinamento aos porteiros e vigias com aulas de simulação e atendimento a população, sendo expedido também certificado para os mesmos. O mesmo procedimento foi adotado com relação às recepcionistas.
Ana Fujii destaca ainda a criação de uma equipe de humanização social do Hospital Municipal Amélio João da Silva, para atender aos funcionários que por motivos de saúde estão afastados do trabalho, onde nestes casos além do apoio psicológico dado ao funcionário, também são oferecidas cestas básicas feitas com doação de alimentos dos próprios funcionários do hospital.
A continuidade do tratamento dos pacientes que recebem alta médica, também foi contemplada pelo Programa Humanizar. Funcionários que atuam nas recepções das unidades de saúde, foram devidamente orientados, para prestar apoio e auxilio nas informações aos usuários, visando prosseguir de forma correta com o tratamento.
“A política de humanização é concebida da democratização da idéia, onde é acolhida democraticamente pela equipe de funcionários, e dai reavaliadas anualmente, e novo recomeço é sempre necessário mediante as novas situações que venham a surgir durante o processo de rotinas da prática do servidor, pois esta visão holística da humanização, não aplica-se somente a área de saúde, mas sim a todos os seguimentos que promovam os serviços a população seja ela usuários, ou servidores.” Concluiu Ana Fujii.
(Fonte: Asscom e Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net, http://www.globorondonia.blogspot.com, http://www.agloborondonia.blogspot.com