sexta-feira, outubro 27, 2006

Brasileiros elegem presidente da República e dez governadores no domingo

Neste domingo (29/10), os eleitores brasileiros voltam às urnas em todo o Brasil para decidir quem ocupará os cargos de presidente da República e de governador em dez estados da Federação nos próximos quatro anos. A população de 16 estados e do Distrito Federal escolheu seus próximos governantes em primeiro turno no último dia 1o de outubro. Os representantes para os cargos de senador, deputado federal, estadual e distrital também já foram escolhidos em turno único, em data coincidente ao primeiro turno da disputa para o Executivo federal e o estadual.
Para que um candidato a presidente da República ou a governador fosse eleito sem a necessidade de disputar um segundo turno, ele teria de conquistar em primeiro turno a maioria dos votos válidos - aqueles efetivamente dirigidos aos candidatos - do pleito que disputou. Como isso não ocorreu em dez estados e na disputa presidencial, as eleições continuam em segundo turno, com os dois candidatos mais votados para cada cargo. No caso de eleições majoritárias, votos brancos e nulos não têm nenhum valor decisório, são apenas contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na disputa presidencial, passaram para o segundo turno o candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, com 48,61% dos votos válidos, e o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, com 41,64% da preferência dos eleitores. Já a senadora Heloísa Helena - candidata pelo PSOL - conquistou 6,85% dos votos e o senador Cristovam Buarque - candidato pelo PDT - obteve 2,64%.
A população de dez estados - Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina - também não decidiu ainda quem ocupará os governos no próximo mandato.
Participaram do primeiro turno das eleições cerca de 105 milhões dos quase 126 milhões de brasileiros aptos a votar. No Brasil, o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos. Os mandatos para presidente da República e para governador duram quatro anos e começam no próximo dia 1o de janeiro de 2007.
Candidatos ao segundo turno nos estados
Governo de Goiás - Alcides Rodrigues (PP) e Maguito Vilela (PMDB)
Governo do Maranhão - Roseana Sarney (PFL) e Jackson Lago (PDT)
Governo do Pará - Almir Gabriel (PSDB) e Ana Júlia Carepa (PT)
Governo da Paraíba - Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB)
Governo do Paraná - Roberto Requião (PMDB) e Osmar Dias (PDT)
Governo de Pernambuco - Eduardo Campos (PSB) e Mendonça Filho (PMDB)
Governo do Rio de Janeiro - Sérgio Cabral (PMDB) e Denise Frossard (PPS)
Governo do Rio Grande do Norte - Wilma de Faria (PSB) e Garibaldi Alves (PMDB)
Governo do Rio Grande do Sul - Yeda Crusius (PSDB) e Olívio Dutra (PT)
Governo de Santa Catarina - Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Esperidião Amin (PP)
**TSE deve anunciar novo presidente da República logo após as 23h




104,82 milhões de brasileiros votaram no primeiro turno

Pouco mais de 104,82 milhões de brasileiros votaram no primeiro turno das eleições deste ano, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles representam cerca de 83,25% do total de eleitores do país, que é de 125,91 milhões de pessoas. As urnas em 1º de outubro apresentaram o seguinte resultado: 95,99 milhões de votos válidos (ou seja, os efetivamente destinados aos candidatos); 2,87 milhões de votos em branco; e 5,96 milhões de nulos.
Já o contingente dos que deixaram de votar no primeiro turno somou 21,09 milhões de pessoas - o equivalente a 16,75% do eleitorado brasileiro. Esse índice está próximo da faixa na qual os percentuais de abstenção têm variado desde 1994: entre 17,7% e 21,5%. Em 1989, quando ocorreu a primeira eleição direta para presidente da República após o fim da ditadura militar, os índices de abstenção foram mais baixos: 11,9% no primeiro turno e 14,4% na segunda etapa.
Os dois candidatos que disputarão o segundo turno no dia 29 - o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) - receberam em 1º de outubro 46,66 milhões e 39,97 milhões de votos, respectivamente. Já a terceira colocada, Heloísa Helena (PSOL), teve a preferência de cerca de 6,57 milhões de eleitores.
Veja a seguir tabela com dados do TSE sobre o primeiro turno da eleição para presidente da República:
Candidato
Votação
Votos válidos
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
46.662.365
48,61%
Geraldo Alckmin (PSDB)
39.968.369
41,64%
Heloísa Helena (PSOL)
6.575.393
6,85%
Cristovam Buarque (PDT)
2.538.844
2,64%
Ana Maria Rangel (PRP)
126.404
0,13%
José Maria Eymael (PSDC)
63.294
0,07%
Luciano Bivar (PSL)
62.064
0,06%
Rui Costa Pimenta (PCO)*
0
0%
Brancos
2.866.205

Nulos
5.957.207




Total
104.820.145

* A candidatura de Rui Costa Pimenta foi impugnada pelo TSE.


Quem não justificar o voto em até 60 dias pagará multa, informa TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, na quinta-feira (26), que quem estiver fora de seu domicílio eleitoral neste domingo (29), data do segundo turno das eleições, deverá preencher o formulário específico para justificar a impossibilidade de participar do pleito e apresentá-lo em qualquer seção eleitoral, no mesmo dia da votação.
De acordo com o TSE, o eleitor que não votar e não se justificar perante o juiz eleitoral até 60 dias após as eleições incorre em multa que gira em torno de R$ 1,06 a R$ 3,51. A falta em três turnos consecutivos de eleições pode acarretar o cancelamento do título eleitoral de quem não votar ou não justificar o voto.
Além disso, o tribunal adverte que, sem a prova de que votou na última eleição, pagou a multa respectiva ou se justificou devidamente, o eleitor não pode tirar documentos de identidade ou passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, inscrever-se em concurso público, participar de concorrências em órgãos públicos, praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda, e, se for servidor público, não recebe o salário correspondente ao segundo mês subseqüente ao da eleição.
O modelo de formulário de justificativa estará disponível no endereço eletrônico do TSE (www.tse.gov.br) até o encerramento da votação do segundo turno e também poderá ser encontrado nos cartórios eleitorais, nos locais de votação no dia da eleição e ainda em outros locais autorizados... www.selvaviva.zip.net, www.amazoniaviva.zip.net, www.brasiline.zip.net