MORRE EM RONDÔNIA O EX-DEPUTADO FEDERAL EDUARDO VALVERDE
O ex-deputado Eduardo Valverde (PT-RO) morreu às 17hs 47 minutos, vítima de acidente automobilístico no quilômetro 355 da BR 364, entre os municípios Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste. Valverde retornava a Porto Velho a bordo de veículo Chevrolet Prisma e colidiu frontalmente com uma carreta. No acidente morreu também o assessor de Valverde, Eli Bezerra Sales.
Eduardo Valverde Araújo nasceu no Rio de Janeiro e há 20 anos morava em Rondônia. Foi funcionário público federal, lotado na Delegacia Regional do Trabalho/RO. Graduado e pós-graduado em Tecnologia, Administração e Direito.
Fundador do Sindicato dos Urbanitários (Sindur) de Rondônia, presidiu a CUT em Rondônia entre 1985 e 1989. Participou diretamente da fundação da maioria dos sindicatos de profissionais urbanos e do Partido dos Trabalhadores. Foi membro da Comissão Estadual do Trabalho e do Conselho Estadual de Previdência Social.
Como auditor Fiscal do Trabalho trabalhou contrapela o trabalho escravo e exploração do trabalho infanto-juvenil. Valverde era filiado ao PT desde 1985. Diplomado Senador em 2001, teve sua posse cancelada por ato do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, decisão que impediu, em tese, a vigéssima sétima assinatura para formação da CPI da Corrupção, que investigaria ações do governo FHC.
Em seu primeiro mandato na Câmara Federal, Eduardo Valverde se destacou como parlamentar atuante e propositivo. Nos primeiros dois anos de trabalho, apresentou 33 projetos de lei; 14 projetos de lei complementar e 14 propostas de emendas à Constituição. Foi autor do requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Banestado, que apurou saída ilegal de U$S 30 bilhões do Brasil, de forma suspeita ou ilegal.
Foi mencionado dois anos consecutivos na lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) intitulada “Cabeças do Congresso”, que divulga quem são os parlamentares que comandam o processo legislativo no Congresso. Foi o único da bancada rondoniense incluído entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional. Fez carreira política como sindicalista e auditor fiscal do qual se licenciou para exercer mandato parlamentar.
Na Câmara dos Deputados, Eduardo Valverde foi membro efetivo das Comissões de Fiscalização Financeira e da Comissão de Minas e Energia e participou de outras oito comissões especiais e externas da Casa. O deputado manifestou-se em plenário mais de 300 vezes e participou ativamente das discussões e matérias em votação e posicionando-se favorável aos interesses da nação brasileira.
Eduardo Valverde deixa viúva Mara Regina Araújo, coordenadora de Política para Mulheres da prefeitura de Porto Velho.
***O Prisma do ex-deputado foi destruído na colisão
***Fotos: http://amazoniaviva.zip.ne/ e comando 190
Na semana passada o prefeito de Ji-Paraná, José Bianco (DEM), concedeu entrevista e elogiou a atuação de Valverde no Congresso e disse que ele fez emendas ao Orçamento da União favoráveis a Ji-Paraná, Porto Velho e quase todos os 52 municípios de Rondônia.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home