segunda-feira, setembro 01, 2008

PGR diz que vai pedir investigação sobre grampos em telefones do ministro Gilmar Mendes

***Procurador-geral não acredita que a ordem tenha partido de órgão público.

***Investigação deverá ser feita pela polícia ou pelo Ministério Público.

O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, disse nesta segunda-feira (01/09 que vai determinar a investigação de eventuais grampos telefônicos feitos no gabinete do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Segundo Souza, ele irá decidir ainda se dirigirá à polícia ou a instância própria do Ministério Público a ordem de investigar o caso.
DENÚNCIAS À ABIN NA VEJA
Segundo denúncias publicadas na edição deste fim de semana da revista “Veja”, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria realizado escutas ilegais nos telefones do presidente do STF. A revista, inclusive, publicou trechos de uma conversa entre Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
REQUISIÇÃO À PF OU INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO
“Não há indicação de quem fez, muito menos suspeita de que tenha partido de alguém com prerrogativa de foro (privilegiado)”, afirmou o procurador, justificando o por que de as investigações não serem conduzidas pela própria Procuradoria-Geral da República. “Vou adotar providência que é própria, que não é exatamente eu tomar providência diretamente, mas sim encaminhar para que seja tomada a providência”, explicou Souza.
GRAMPOS INVESTIGADOS
Antônio Fernando de Souza disse não acreditar que a ordem para o grampo tenha partido de algum órgão público. “Nenhuma instituição séria tomaria iniciativa de promover atos tão acintosos para a ordem nacional”, considera. “A única coisa certa é de que a há transcrição de diálogo que foi verdadeiro e de que houve gravação. Agora a origem dessa gravação deverá ser investigada profundamente e identificado o seu autor”, completou.
PERGUNTA RECORRENTE: QUEM INSTALOU GRAMPOS NO STF?
De acordo com o procurador-geral da República, em toda investigação de quebra de sigilo a dificuldade de se identificar à origem do ‘vazador’ é grande. Para Souza, a não certeza de quem fez o grampo ilegal, porém, não desqualifica a gravidade da conduta do autor, seja ele particular ou servidor, ainda que em desvio de função.
OPERAÇÃO “JOÃO DE BARRO” E O PT
Souza confirmou nesta segunda que irá determinar que a PGR investigue o vazamento da informação de que o secretário Nacional de Assuntos Institucionais do PT, Romênio Pereira, estaria sendo investigado pela Operação João de Barro da Polícia Federal – que investiga um grupo acusado por desviar dinheiro das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
REVISTA ÉPOCA
Segundo denúncia da revista Época, a PF pretendia grampear os telefones de Pereira. “Têm peças que estão guardadas sob sigilo que estão divulgadas na imprensa. Isso é uma constante no sistema brasileiro”, acusa Antônio Fernando de Souza.
***Fonte: Diego Abreu, do G1, em Brasília
***Fonte: STF (Asscom:RR/LF)****Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/
Posted by Picasa