CGU vai fiscalizar 60 municípios em todo o país, cinco são de São Paulo
A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou esta semana o sorteio de mais 60 municípios que serão fiscalizados quanto à aplicação de recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais. Diversas áreas serão fiscalizadas, entre elas saúde e assistência social. Também foram selecionados outros 10 municípios que receberão orientação e capacitação por meio do programa de fortalecimento da gestão pública.
Durante a fiscalização nos municípios, os auditores da CGU visitarão obras, farão checagem de documentos e de bens, além de conversar com cidadãos para saber como os programas do governo federal estão sendo desenvolvidos. Até o momento, a CGU já fiscalizou, por meio desse programa, a aplicação de R$ 8,5 bilhões em recursos federais. Desde o lançamento da campanha, em abril de 2003, já foram sorteados mais de 1,3 mil municípios em 25 sorteios.
Desde o começo da fiscalização, os fiscais já descobriram centenas de irregularidades, sendo as mais comuns as fraudes em licitações. A média de municípios com irregularidades oscilava entre 70% e 75% de acordo com a própria CGU.
Este ano, nas cidades com mais de 20 mil habitantes serão fiscalizadas as áreas de educação, saúde, assistência social, comércio e serviços, agricultura e cultura. Já nos municípios com mais de 100 mil habitantes, o alvo dos auditores serão os setores da saúde, comércio e serviços, agricultura e cultura.
Entre os municípios sorteados na 26° edição do Programa de Fiscalização, o mais populoso é Itapevi, em São Paulo, com 202,6 mil habitantes. Outras quatro cidades paulistas serão fiscalizadas. Já Buriti de Goiás, em Goiás, é o município com o menor número de habitantes: 2,2 mil.A cerimônia de abertura do sorteio contou com a presença do ex-ministro-chefe da CGU, Waldir Pires, que estava à frente do órgão quando foi criado o programa de fiscalização de municípios a partir de sorteios públicos, de representantes do Ministério Público Federal, que promovem a campanha “o que você tem a ver com a corrupção?”, do ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, e de 30 alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Brasília.Todos acompanharam os sorteios, realizados nos mesmos equipamentos que a Caixa Econômica Federal utiliza para o sorteio das loterias. Eles ainda assistiram ao lançamento do site infantil da CGU (http://www.cgu.gov.br/portalzinho/), que conta com jogos e histórias em quadrinhos para ensinar crianças e adolescentes assuntos como cidadania, ética e preservação do patrimônio público e do meio ambiente.
(Fonte: Leandro Kleber, do http://contasabertas.uol.com.br/)
Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net, http://www.globorondonia.blogspot.com, http://www.agloborondonia.blogspot.com
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home