sexta-feira, abril 25, 2008

Amado Rahal agradece emendas do Poder Legislativo e amplia atendimento especializado no Hospital de Base-RO

O diretor-geral do Hospital de Base-HB de Porto Velho, médico Amado Rahal, agradeceu nesta sexta-feira (25/04) aos deputados estaduais que fizeram emendas orçamentárias destinando mais recursos para o maior hospital de Rondônia e anunciou para os próximos dias instalação de novos e modernos equipamentos no HB: “Quero agradecer aos integrantes do Poder Legislativo, os excelentíssimos deputados, que destinaram mais de R$ 500 mil para aquisição de materiais e equipamentos. Desde a inauguração do HB, foi a primeira vez que os deputados destinaram mais dinheiro para ampliar ou melhorar ainda mais a assistência médica sempre requerida pela população residente nos cinqüenta e dois municípios do nosso Estado”, disse.
RECLAMAÇÕES DE PACIENTES
Questionado sobre reclamações de pacientes e demora na realização de exames de alta complexidade, Amado Rahal reconheceu: “Há deficiência grande em Rondônia. Ainda falta muito para que o atendimento seja o ideal, em algumas áreas”. Reiterou que o governador Ivo Cassol feito o possível para comprar novos equipamentos e adquirir tecnologias para agilizar os serviços e atendimentos. “Este ano, por exemplo, o governo do Estado está investimento mais de cinco milhões em equipamentos para realização de exames ou tratamentos em pacientes com patologias de alta complexidade nas áreas de cardiologia, neurocirurgia e oncologia. Existem reclamações, mas também existem elogios. A nossa intenção é evitar erros e garantir melhor atendimento e serviços”, disse.
ESTATÍSTICA DE EXAMES
Também questionado sobre denúncias de que alguns exames requisitados por médicos de alguns municípios demoram até sessenta dias para serem entregues, Amado Rahal respondeu que a ordem é fazer os exames dentro de cada mês. Disse que eventuais atrasos acontecem porque o HB atende pacientes enviados por prefeituras dos cinqüenta e dois municípios, causando superlotação e congestionamento nos serviços. “A média estatística de exames de alta complexidade feitos mensalmente no HB é a seguinte: 2.000 ultrasonografias; 450 ecocardiogramas; 600 eletroencefalogramas; 300 encefalogramas com mapeamento cerebral; 400 endoscopias de alta e baixa complexidade. Existem reclamações sobre demora nas tomografias, mas nos próximos dias vinte dias serão instalados novos equipamentos no setor de tomografia do HB, em espaço físico com toda rede elétrica reformada, com ar-refrigerado e ampla recepção”, disse.
LABORATÓRIO
Amado Rahal anunciou a conclusão de algumas reformas feitas no HB: “Na segunda-feira (21/04) entregamos as novas instalações do laboratório de análises clínicas, totalmente reformadas, climatizadas e com equipamentos informatizados, o que vai permitir melhor atendimento aos pacientes internos e externos”, disse.
FARMÁCIA
Outra reforma e ampliação em fase de conclusão é a da farmácia do HB: “Até a primeira quinzena de maio, será concluída a reforma do setor da farmácia, um investimento superior a R$ 600 mil. A farmácia foi totalmente climatizada. A estrutura está dentro das normas da Vigilância Sanitária e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária-Anvisa, o que vai permitir preparo de alimentação parenteral e quimioterapias aos pacientes”, disse.
RESIDÊNCIA MÉDICA
Amado Rahal também anunciou mais investimentos nos seis cursos de especialização e residência médica ministrados no HB. “Os convênios firmados entre o governo estadual e o Ministério da Educação-MEC, somados uma das prioridades do governador Ivo Cassol, estão viabilizando mais recursos para os cursos de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia, Infectologia, Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria, atualmente ministrados no HB, um grande sucesso em Rondônia”, disse.
ANESTESIOLOGIA
Amado Rahal anunciou um novo curso a ser ministrado no HB: residência médica em Anestesiologia: “esse curso já foi aprovado pelo MEC e será implantado em 2009”.
OUVIDORIA
Amado Rahal fez questão de destacar que o governo Cassol, através da Secretaria de Saúde, instalou ouvidorias em todos os hospitais da rede estadual: “Aqui no HB também temos uma Ouvidoria, com pessoas trabalhando diariamente, onde os pacientes e seus familiares podem apresentar verbalmente ou por escrito denúncias, reclamações, sugestões e elogios. A Ouvidoria também atende nos telefones: 3216-5701 e 3216 5700. Nos quatro primeiros meses de 2008, cinqüenta pessoas entraram em contato com a ouvidoria. Todas as denúncias ou reclamações ou sugestões foram objeto de análise e solução. 20% dos que ligam à ouvidoria é para elogiar os atendimentos e serviços disponibilizados no HB”, concluiu Amado Rahal.
Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net,, http://www.globorondonia.blogspot.com