quinta-feira, abril 24, 2008

Sindur participa do Seminário “Oportunidades e Negócios” da Odebrecht

O Sindicato dos Urbanitários de Rondônia,- Sindur, participou do Seminário “Oportunidades e Negócios” realizado pela Odebrecht e prefeitura municipal de Porto Velho, na manhã desta quarta feira, 23, no Cetene. Empresários e profissionais de várias áreas levaram seus questionamentos sobre o processo de participação das empresas locais na construção das Usinas do Madeira, com previsão para começar a obra no mês de setembro deste ano.
O Sindur foi representado pelo secretário de Imprensa do Sindur, Newton Sérgio. O Sindicato tem acompanhado todos os passos deste empreendimento, desde que começaram as primeiras especulações sobre a construção das Usinas do Madeira e a preocupação tem sido uma só, garantir os direitos dos trabalhadores que vão estar na obra, assim como a segurança dos profissionais nos canteiros ou em outros setores.
OPORTUNIDADES
A maioria dos empresários e comerciantes ainda não sabe como vai funcionar o processo de fornecimento de produtos e serviços, desde o cadastramento até a efetivação da venda. Esse foi um dos pontos abordados pelos palestrantes que foram enfáticos ao afirmarem que não só a mão de obra precisa ser capacitada para o grande projeto das usinas, mas os empresários e comerciantes também precisam se reestruturar para terem chances de acesso aos grandes negócios que estão por vir.
A Fecomércio, IEL e Fiero fizeram uma apresentação sobre a quantidade de empresas e estabelecimentos comerciais da capital e do estado. De acordo com estes números, a Odebrecht vai saber o quanto vai poder dispor em material e serviços prestados por estas empresas e como é uma empresa particular, não vai precisar trabalhar com sistema de licitação ou pregão. Em alguns casos faz apenas uma cotação de preços.
Segundo os dados apresentados, a construtora vai precisar de cerca de 140 ônibus, 15 mil pneus, 21 milhões de refeições, a lavagem de milhares de toalhas, 3 milhões de exames de sangue como hemogramas e milhares de exames de raio-x. Ainda estão na previsão da Odebrecht, 500 mil uniformes,250 mil pares de botas, quase 2 milhões de luvas,7 mil camas,3.500 guarda roupas e 10 mil colchões entre outros milhões de produtos. A estimativa deixa os empresários eufóricos, mas ainda receosos sobre como vão se organizar para oferecer os produtos e serviços.
A MÃO-DE-OBRA
Vários cursos de capacitação da Prefeitura, Sebrae, Sesi, Senac e até mesmo da própria empresa Odebrecht, como o projeto Acreditar, já colocaram milhares de profissionais no mercado e o Sindur está atento para a forma com que estes trabalhadores vão ser aproveitados durante a construção da usina, priorizando sempre os direitos já conquistados pela categoria dos urbanitários.
Empresários de todo o país e do mundo estão voltados para a capital de Rondônia neste momento em que as grandes oportunidades de negócios começam a se concretizar. ”O País inteiro olha para Porto Velho como um grande potencial, mas nós vamos manter a mesma linha de pensamento de quando começamos os primeiros estudos há oito anos, ou seja, valorizar produtos e serviços locais” enfatizou o diretor administrativo financeiro da Odebrecht, Antônio Cardini.
Além do Sindicato dos Urbanitários de Rondônia, também participaram do evento, o prefeito Roberto Sobrinho, o superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira, o superintendente da Fecomércio, Valdir Bastos Ferreira, o superintendente do IEL, Valdemar Camata e o gerente administrativo financeiro da Odebrecht, Antônio Cardini.
(Fonte: Ascom / Sindur)
Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net,, http://www.globorondonia.blogspot.com