segunda-feira, outubro 09, 2006

Moradores da Zona Leste de Porto Velho-RO denunciam lixo nas ruas

Moradores dos bairros dos populosos bairros da zona Leste de Porto Velho estão a exigir explicações convincentes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos-Semusp sobre os verdadeiros motivos da suspensão da coleta de lixo, a partir do dia 1º, data em que foi realizado o primeiro turno das eleições/2006: "Começo a acreditar que algumas pessoas estão a planejar sabotagens contra o governo do prefeito Roberto Sobrinho (PT). Esse é o motivo do acúmulo de toneladas de lixo nas principais ruas e avenidas dos bairros JK, Tancredo Neves, Socialista, Jardim Santana, São Francisco, Ronaldo Aragão, Primavera, Mariana, Ulisses Guimarães, Marcos Freire, Esperança da Comunidade e outros da capital", disse o idoso Theodorico Fernandes, pastor de uma igreja protestante.
Policiais lotados no 8º DP também declararam à reportagem: "Qualquer pessoa que transita nas ruas José Amador dos Reis, Plácido de Castro, União, Princesa Isabel, Inácio Mendes, São João, Mamoré, Guaporé e outros vai constatar que as ruas estão sendo transformadas em depósito de lixo", disseram.
Na opinião de várias freqüentadoras da igreja Universal e da paróquia São Tiago Maior, ambas localizadas na Amador dos Reis, no bairro JK, o acúmulo de lixo acontece porque "alguns vereadores estão preocupados apenas em empregar parentes e belíssimas secretárias nos refrigerados gabinetes da Câmara Municipal".
"A última vez que vi um vereador aqui foi na campanha eleitoral de 2004, quando o Jair Ramires (PDT) veio aqui pedir votos. Eu lembro que na época em que ele foi secretário da Semusp esses bairros não foram transformados em depósito de lixo, igual a que está acontecendo", disse dona Mariana Rego, "sócia" da Legião de Maria.
Dona Marta Oliveira também denunciou à reportagem: "Além do acúmulo de lixo, que serve apenas para aumentar o risco de doenças, desde o dia das eleições o policiamento foi reduzido. Os marginais, bandidos, viciados em drogas e traficantes voltaram a agir nas proximidades dos colégios Ulisses Soares, Daniel Néri e Risoleta Neves. Ontem à noite (domingo) uma irmã saiu da Assembléia de Deus, na Princesa Isabel, setor 22, foi seguida por viciados e somente não foi estuprada porque correu pedindo socorro e um peixeiro pegou um terçado para enfrentar os drogados. O acúmulo de lixo, as luminárias públicas quebradas por bandidos e o fraco policiamento durante as noites é o que Satanás precisa para incentivar os piores crimes contra os que aceitaram Jesus como o legítimo salvador", disse a religiosa.www.selvaviva.zip.net, www.amazoniaviva.zip.net