sexta-feira, outubro 06, 2006

Instituto Laser constata: eleitores “não confiam” nos vereadores de Porto Velho-RO

A maioria dos eleitores desconhece as atividades dos dezesseis vereadores na Câmara Municipal de Porto Velho e estabelece hipótese de envolvimento de vereadores em recebimento de “mensalinho”, penumbrosas negociatas ou eventuais atos de corrupção e licitações direcionadas a beneficiar empresas de apaniguados políticos. Uma fonte confidenciou à reportagem:-Existem suspeitas sobre a nomeação de auxiliares de serviços gerais ou zeladores para oficiar na Comissão de Licitações da Câmara, prática que teria sido rotineira nas legislaturas anteriores.
Essas opiniões dos eleitores foram constatadas durante uma enquete feita pelo professor universitário Chagas Pimenta, diretor do Instituto Laser Pesquisas, após o Tribunal Regional Eleitoral-TRE/RO divulgar os resultados parciais ou conclusivos das eleições realizadas domingo passado (10).
Chagas Pimenta explicou à reportagem: “o descrédito da vereança poderia ser exemplificado nos resultados das eleições. Apenas um candidato-vereador de Porto Velho (Valter Araújo-PTB) foi eleito à Assembléia Legislativa. O outro (Zequinha Araújo-PSDC), o mais votado entre os que ocupam cadeiras na Câmara, não conseguiu se eleger deputado estadual porque o PSDC não conseguiu superar os quocientes eleitoral e partidário e as médias individuais dos outros partidos para eleger três deputados”, disse.

PESQUISA LULA X ALKIMIN
Chagas Pimenta anunciou para os próximos dias uma pesquisa de opinião para identificar se os eleitores residentes em Rondônia pretendem votar na tentativa de reeleição do presidente Lula (PT) ou nas inovadoras propostas do excelente candidato Geraldo Alkimin (PSDB). “Sabemos que no primeiro turno Alkimin conseguiu 47,04% dos votos válidos em Rondônia. O presidente Lula venceu apenas em Porto Velho, com 55,86%, talvez devido ao desempenho do prefeito Roberto Sobrinho (PT). O segundo turno é outra eleição. E o governador Ivo Cassol (PPS), considerado uma das maiores lideranças políticas de Rondônia, reeleito com 54,14% dos votos em todo o estado, anunciou que vai apoiar Alkimin. Nós vamos pesquisar e identificar se a tendência do eleitorado é a mesma do governador Cassol ou se é favorável à continuação do governo Lula e seus grandes projetos sociais testemunhados, aliás, diria aprovados, por toda a nação”, disse Chagas Pimenta.....http://www.amazoniaviva.zip.net , http://www.selvaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net