terça-feira, setembro 13, 2005

TEMPERATURA CHEGA A 10 GRAUS NO ACRE E EM RONDÔNIA

Ventos fortes, queda brusca de temperatura e uma chuva que não passou dos cinco milímetros marcaram os primeiros minutos da manhã desta segunda-feira(12.09.2005). A friagem havia sido prevista no final da semana passada e chegou intensa. No final de semana, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu quatro alertas climatológicos para o Brasil, incluindo o Estado do Acre. O boletim afirma que entre os dias 12 e 14 a temperatura irá cair bruscamente - o que já vem ocorrendo desde a madrugada desta segunda-feira.
O frio e o vento são complicadores para os incêndios florestais que hoje ocorrem no Acre. Um incêndio destruiu dezenas de hectares no município de Epitaçolândia, na divisa com Senador Guiomard e Plácido de Castro. Choveu muito em Brasiléia e Epitaciolândia e a previsão é que continue a chover forte naquela região, gravemente afetada pelos incêndios que destroem pastos e florestas nativas. A temperatura naquela região também caiu muito e, apesar da chuva, as queimadas ainda são ameaça.
Nesta mesma época do ano passado, ventos fortes destruíram casas e derrubaram árvores em Rio Branco. Em 2005, os ventos não vem sendo tão intensos e a friagem se repete pela sexta vez, sempre chegando de forma brusca. Fenômenos semelhantes ao de 2004 a esse ocorreram no mesmo período de 1980 e de 1988. Para quem acompanha fenômenos climáticos no Acre, essa ventania é tão comum quanto a friagem que esporadicamente se abate sobre o Estado. Além do Acre, Rondônia é a única região da Amazônia onde o ocorre a friagem e alta incidência de temporais nesta época do ano. www.brasiline.zip.net