domingo, setembro 18, 2005

RAIVA HUMANA MATOU ONZE PESSOAS EM RONDÔNIA

Entre 1999 a 2005, a raiva humana vitimou onze pessoas em Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Ouro Preto, Primavera, São Francisco e Buritis. No período entre 2000 a 2004, de um total de 5.508 amostras laboratoriais caninas, felinas, bovinas e quinas, 488 apresentaram resultados positivos ou contaminação com o vírus da raiva animal. Os números foram apresentados durante o primeiro curso de atualização, prevenção e profilaxia da hidrofobia ou raiva. Realizado entre segunda e sexta-feira passadas, no auditório do Rondon Palace Hotel, foi ministrado por duas médicas sanitaristas da Secretaria de Saúde de Brasília-DF: Ana Beatriz Macedo e Ivone Telles de Castro. Teve a coordenação da médica Ana de Nazaré Silva do Nascimento e a participação dos especialistas Luiz Augusto Paiva Cardoso e Claudionor Roriz.
HISTÓRICO
A raiva é uma enfermidade mortal transmitida pela mordida de cão, gato, rato, esquilo, boi, macacos. A saliva dos animais infectados causa os seguintes sintomas nos humanos: febre; perda do apetite; dor de cabeça; hiperatividade; desorientação; espasmos; paralisia facial e estado de coma final, vinte a 25 dias após a contaminação.
É doença infecciosa de evolução aguda, causada por um vírus, quase sempre mortal, que se manifesta entre os animais por transtornos do conhecimento, aumento da excitabilidade nervosa e sintomas paralíticos. Transmite-se entre os animais, quase sempre a traves da mordedura ou contaminação de ferimentos por saliva de animais doentes do mal. O vírus está contido em alta concentração na saliva, e demais excreções e secreções dos animais acometidos da doença, além de também no sangue.
PAUSTEURÉ enfermidade das mais antigas que se tem notícia, cuja causa permaneceu desconhecida, até que por volta do ano de 1882, portanto há mais de 100 anos, o químico francês Luiz Pasteur, já com 60 anos, começou a estudá-la, pois conforme deixou escrito em seus apontamentos científicos: "não conseguia esquecer-se dos gritos daquelas vítimas do lobo danado que passou pelas ruas de Arbois, sua terra natal, quando ainda menino, mordendo várias pessoas, que vieram a adoecer e morrer da doença".
São suscetíveis de contraí-la os animais mamíferos em geral, porém mais de 80% dos casos assinalados pela literatura médica são carnívoros, e em especial o cão doméstico. Interessante assinalar-se que o sintoma da fobia à água somente ocorre no homem quando acometido da moléstia, portanto o termo hidrofobia deve ser reservado exclusivamente ao homo sapiens. www.brasiline.zip.net