PESQUISA DO IBOPE: BRASILEIROS CONFIAM MENOS NAS INSTITUIÇÕES, CONGRESSO NACIONAL, PARTIDOS POLÍTICOS E PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
A pesquisa mostra “menor ponto de credibilidade nas instituições” desde o início do estudo em 2009...
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (1º) pelo Ibope mostrou que, desde 2012, os brasileiros passaram a confiar menos em diversas instituições.
Faz cinco anos que o Ibope vai às ruas para ouvir dos brasileiros a opinião deles sobre as instituições.
O Ibope criou um indicador, o Índice de Confiança Social. Ele dá peso às respostas. Vai de 0, quando não há nenhuma confiança, a 100, quando o entrevistado diz ter muita confiança na instituição.
Em 2013, todas as 18 instituições avaliadas na pesquisa perderam pontos. Mas não houve troca de posições.
“Falta muita confiança. Como resgatar isso? Não sei”, diz Ismênia Miranda, corretora.
O Corpo de Bombeiros continua sendo a instituição na qual os brasileiros mais confiam. Mas, até os bombeiros já foram mais bem vistos.
Nesta pesquisa, aparecem com 77 pontos. Tinham 83 pontos em 2012. Completam o grupo dos cinco mais bem avaliados as igrejas, as forças armadas, os meios de comunicação e as empresas.
Ainda fazem parte da lista, entidades civis, polícia, bancos, escolas públicas, e Justiça, em décimo lugar - seguida por presidente da república, Governo Federal, o sistema eleitoral, governos municipais, sindicatos e o sistema público de saúde, em 16º lugar.
As instituições em que os brasileiros menos confiam, segundo a pesquisa, ainda são o Congresso Nacional, que ficou 17º, e os partidos políticos, em 18º lugar, com 25 pontos.
A instituição presidente da república foi a que mais perdeu entre 2012 e 2013: 21 pontos. Foi a primeira vez desde que a pesquisa começou que houve queda de confiança em todas as instituições avaliadas. Em duas regiões do país a piora foi mais acentuada: no Sul e no Sudeste.
Na média, nessas regiões a queda foi de oito pontos. Contra seis pontos do Norte e do Centro-Oeste. E cinco do Nordeste.
“Esses números refletem o atual momento do país, onde há uma crise generalizada de credibilidade nas instituições. Em 2013 é o menor ponto de credibilidade nas instituições desde o inicio do estudo, que começou em 2009”, ressaltou Márcia Cavallari, diretora geral do Ibope Inteligência.
O Ibope ouviu 2.002 pessoas, em 140 municípios, de 11 a 15 de julho.
***Fonte: Jornal Nacional e G1
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home