quarta-feira, março 11, 2009

Assembléia Legislativa de Rondônia entrega Moção de Aplauso a Amado Rahhal

A Assembléia Legislativa de Rondônia vai entregar uma moção de aplauso ao médico Amado Rahhal (foto), diretor geral do Hospital de Base-HB. O autor do requerimento aprovado pela maioria dos 24 deputados, Euclides Maciel, disse que a moção é reconhecimento “pelos relevantes serviços prestados a saúde pública, a população e ao Estado de Rondônia”. A sessão está marcada para a próxima segunda-feira (16/03), a partir das 16 horas.
Sensibilizado com o convite do presidente da Assembléia, Neodi Carlos, para receber a moção, Amado Rahhal disse que a prioridade do governo Ivo Cassol é garantir assistência médica e hospitalar a todos que buscam atendimento no maior hospital de Rondônia. “Além dessa moção, quero expressar, mais uma vez, meus agradecimentos aos deputados estaduais que fizeram emendas orçamentárias para garantir atendimento a nossa população”, disse.
NOVAS UNIDADES
Amado Rahhal confirmou a compra de novos equipamentos, instalação de novas unidades especializadas, reformas, climatização e informatização de todos os serviços do maior hospital de Rondônia. "Nos primeiros seis meses deste ano, o governo Ivo Cassol vai investir milhões na compra de equipamentos para realização de neurocirurgias, formação de equipes especializadas em transplante de rins e ampliação dos atendimentos nas áreas de Ginecologia, englobando exames de Histeroscopia (diagnóstico uterino e cervical em ambulatório) e Urodinâmica ou estudos fisiológicos e patológicos do trato urinário em pacientes. Outro investimento é a construção de uma unidade de Oncologia, no valor de 4,5 milhão, dinheiro 100% do governo estadual ", disse.
MINI CIRURGIAS
Amado Rahhal destacou a compra de um aparelho de videolaparoscopia, equipado com micro-câmera, processador de imagem e monitor, utilizado em cirurgias gástricas, cirurgias ginecológicas e outras, com mini-incisões, procedimento que diminui cirurgias convencionais desnecessárias na cavidade abdominal. Outro moderno equipamento é um microscópio Zeus, de alta precisão, que oferece procedimentos minimamente invasivos em neurocirurgias e cirurgias cardíacas.
"Além desses equipamentos, foram adquiridos doze monitores coronários e outros aparelhos de cirurgia cardiovascular, respiradores, oxímetros de pulso desfibriladores e aparelhos de eletrocardiograma, esteira para teste ergométrico e outros equipamentos que permitem atendimento e cirurgias especializados", disse.
CATETERISMO E TRANSPLANTE DE CÓRNEA
Amado Rahhal destacou a continuação das cirurgias cardíacas, cateterismo e transplante de córnea, realizados no primeiro e segundo semestre do ano passado, respectivamente: "Equipes do HB, compostas por cirurgiões cardiovasculares, perfusionistas, anestesistas já fizeram dezenas de cirurgias e mais de seiscentos cateterismo. Esses exames diminuíram em muito os gastos com passagens para Tratamento Fora do Domicílio-TFD. Aqui no HB também foi feito um transplante de córnea e um transplante de pele. Todos os atendimentos especializados serão ampliados para cumprir a perspectiva social do governo Ivo Casso", disse.
SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Amado Rahal destacou algumas das iniciativas que adotou para melhorar ainda mais o atendimento no HB, a partir de 2005: “Criamos o banco de leite Santa Ágata. Garantimos atendimentos às pacientes com Gestação de Alto Risco. Pacientes já não precisam mais se deslocar para Tratamento Fora do Domicílio, o TFD, porque aqui no HB já estamos fazendo cirurgias para tratamento de patologias da coluna vertebral (uma atuação conjunta de ortopedistas e neurocirurgiões) e cirurgias de joelhos (ou de correção de lesões ligamentares, por exemplo). Estamos fazendo cirurgias de redução do estômago. O serviço de hemodiálise foi ampliado. Instalamos o Núcleo de Diagnóstico e o número de cirurgias de catarata. Ampliamos os atendimentos na Clínica Ortopédica e na UTI. Instalamos o serviço de Hemodinâmica (cálculos matemáticos sobre variação de pressão entre seguimentos vasculares, comprimento dos vasos sanguíneos, velocidade do sangue, pressão sanguínea/resistência, etc). Firmamos convênio com o Laboratório de Pesquisa e Informática da Politécnica da Universidade de São Paulo-USP, Sesau e o HB e instalamos o serviço de Telemedicina. Este tem como foco a Oncopediatria. Estas consultas e o tratamento são interligados e monitorados pela USP”, disse.
PREFEITURAS SUPERLOTAM O HB
Questionado sobre a endêmica superlotação do HB, Amado Rahal responsabilizou algumas prefeituras do interior, mas disse que a principal inadimplente nos atendimentos de baixa complexidade é a prefeitura de Porto Velho. A maioria dos pacientes que não recebe atendimento nos postos de saúde e policlínicas da prefeitura é a que superlota o HB, o Pronto Socorro e hospital João Paulo II, o hospital infantil Cosme e Damião e a policlínica estadual Oswaldo Cruz. Constata-se, na maioria dos postos de saúde da prefeitura, falta de medicamentos, filas quilométrias, falta de reagentes em laboratórios e até suspeitas de descaso ou eventuais omissões de socorro, senão virtuais ilícitos previstos na legislação penal.

...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

em que consiste uma moção de aplauso? Ele ganha algo de dinheiro, uma consulta de graça em cardiologia em porto alegre ou algo significativo?

4:30 PM  

Postar um comentário

<< Home