sexta-feira, janeiro 09, 2009

Ministros do STF terão telefones antigrampos a partir de fevereiro/2009

Os 55 telefones criptografados adquiridos pelo Supremo Tribunal Federal, no final do ano passado, vão ser utilizados pelos 11 ministros do órgão e seus assessores, segundo informou a assessoria de imprensa. Os aparelhos vão compor o sistema de criptografia para telefonia móvel e fixa da Corte. Esta é a primeira vez que os ministros vão falar e mandar mensagens por meio de telefones criptografados, pois a aquisição deste tipo de tecnologia, que impede grampos entre ligações, é pioneira no órgão. Segundo o diretor da TLS Informática, empresa contratada por meio de pregão eletrônico para fornecer os equipamentos, José Antônio Lúcio, a TLS tem o prazo legal de 30 dias para entregar os telefones. “Até o dia 10 de fevereiro nós estaremos enviando os telefones ao Supremo”, disse.
MINISTRO GILMAR MENDES
Apesar do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, ter declarado guerra à ação de escutas telefônicas no último ano, a assessoria de imprensa garante que as aquisições já estavam previstas mesmo antes da divulgação de trechos de uma conversa telefônica entre Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). “A segurança da informação é uma preocupação constante da atual administração do STF”, informou a assessoria de imprensa do Supremo.
TELEFONES CODIFICADOS
Como já divulgou o Contas Abertas na última terça-feira (06/01), os 20 celulares da marca HCT e os 35 telefones fixos Phonecrypt Prestige são capazes de codificar as conversas telefônicas, tornando-as imunes a interceptações. O valor da compra foi de R$ 380 mil, apesar do órgão ter avaliado, inicialmente, que os equipamentos custariam R$ 622,5 mil.
A nota de empenho emitida pelo STF, que garante os recursos para a compra, já foi lançada no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). Participaram do pregão eletrônico duas empresas, mas o menor lance foi da TLS Informática, que fica em São Paulo, resultando em uma economia de 41% para o Supremo Tribunal Federal.
SISTEMA ANTIGRAMPO

Apenas as conversas entre os aparelhos que compõe o sistema antigrampo são protegidas. Quando os telefones são criptografados, a conversa é protegida por um sistema desenvolvido na Alemanha, que verifica a cada cinco segundos se existe risco de interceptação. Quando o sistema detecta uma escuta, imediatamente a ligação é interrompida.
***Fonte: Amanda Costa, do: http://contasabertas.uol.com.br/

****Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/