domingo, outubro 12, 2008

STF: Ministro Gilmar Mendes lança programa em favor dos direitos das crianças e adolescentes

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, lançou às 10 horas deste domingo (12/10), em Brasília, o programa “Nossas Crianças”, um conjunto de cinco projetos voltados para a cidadania de crianças e adolescentes, incluindo temas como adoção, certidão de nascimento, prostituição infantil, reinserção de menores em conflito com a lei e seqüestro internacional.
CONJUNTO CULTURAL DA REPÚBLICA
O evento acontece no Conjunto Cultural da República, e vai contar com a presença do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, do presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Nívio Gonçalves, além do vocalista da banda Jota Quest, Rogério Flausino, um dos "padrinhos" do projeto.
GOVERNADOR DO DF JOSÉ ROBERTO ARRUDA
Na solenidade deste domingo, o presidente do Conselho assinará protocolo de intenções com o governador Arruda e com o desembargador Nívio Gonçalves, para dar início ao programa. O GDF ficou responsável por ceder o prédio do antigo Touring Club, perto da Rodoviária de Brasília, para a instalação de um grupo de trabalho formado por funcionários do CNJ, TJDFT e GDF, que coordenarão os projetos voltados a crianças e adolescentes.
SELEÇÃO BRASILEIRA
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também faz parte do esforço do Conselho em prol da juventude brasileira. “Ninguém vai se furtar a dar sua contribuição nessas campanhas de suprema importância” disse o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, quando esteve com o ministro Gilmar Mendes, no final de setembro, acompanhado pelo secretário-geral da Fifa, o francês Jerome Valcke, e declarou apoio à iniciativa do CNJ.
No próprio domingo, no jogo contra a Venezuela válido pelas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul em 2010, a seleção brasileira de futebol vai entrar em campo exibindo uma faixa sobre o programa. O jogo está marcado para as 5 horas da tarde, e acontece em San Cristóbal, na casa do adversário.
Institucional
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA FAZ CAMPANHA NA TV
No domingo, ainda, o CNJ lança campanha institucional do programa, veiculada na TV e na Rádio Justiça e em hotsite (www.cnj.jus.br/nossascriancas). Veículos de comunicação que quiserem reproduzir os depoimentos dos jogadores da seleção brasileira devem entrar em contato com as duas emissoras , para obter a íntegra das entrevistas, concedidas esta semana, durante a fase de treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
ENDEREÇO ELETRÔNICO DO CNJ
O Conselho Nacional de Justiça disponibilizou link em sua página eletrônica (http://www.cnj.jus.br/) para o Cadastro Nacional de Adoção, por meio do qual os juízes devem inserir dados de crianças aptas para a adoção e dos pretendentes a pais e mães de todo o País. O cadastro permite, entre outros avanços, adoções em estados diferentes. Antes a escolha ficava restrita ao local de moradia do pretendente, o que reduzia as chances das crianças serem acolhidas por uma família.
CRIANÇA CIDADÃ
Enquanto a criança não é registrada, ela não é cidadã, não tem acesso à escola, aos projetos sociais e a nenhum outro programa da rede pública. Este é o problema que o CNJ pretende enfrentar com a Campanha pelo Registro Civil.
12 A 13% DAS CRIANÇAS NÃO REGISTRADAS
Estima-se que entre 12% e 13% das crianças nascidas em hospitais não são registradas. Esse índice sobe para 28% na R egião Norte. O CNJ vai mobilizar, por meio de mutirões, os juízes e a sociedade para garantir a certidão de nascimento a todas as crianças e também aos adultos que não possuem o documento. O Conselho determinou ainda que os tribunais assegurem a fiscalização da gratuidade dos registros.
COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS
A situação de crianças exploradas sexualmente nos grandes centros urbanos e às margens das rodovias é o foco da Campanha de Combate à Prostituição Infantil. A realidade destas crianças estarrece a todos. O CNJ vai apoiar os tribunais de justiça e os juízes das varas de Infância e Justiça de todo o País no combate à prostituição infantil.
PROGRAMAS DE REINSERÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO DE MENORES
A Reinserção do menor em conflito com a lei pretende levar a possibilidade de recuperação e ressocialização dos menores que cometeram crimes. A intenção é apoiar as instituições responsáveis, para que elas possam realmente cumprir o seu papel. O CNJ apóia e difunde para todo o Brasil programas e iniciativas voltadas para garantir que esses menores possam receber uma educação adequada, ser profissionalizados e contem com todo o apoio material, psicológico e social.
COMBATE AO SEQUESTRO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS
A Campanha de Combate ao Seqüestro Internacional foi criada por juízes de países de todos os continentes, para agilizar soluções para crianças levadas indevidamente ao exterior, o chamado seqüestro internacional, situação que ocorre especialmente com filhos de pais de nacionalidades diferentes. Ao se inserir nesta campanha, o Judiciário brasileiro poderá adotar medidas para coibir esse tipo de situação.
***Fonte: STF (MB/EH)
******IMPORTANTE: O texto foi "adaptado", modificado ou transformado fichamento, teorema/hipóteses e/ou questionamentos neste diário virtual por...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/

e-mail: abelardo6666@yahoo.com.br