Prefeitura de Porto Velho-RO faz oficina sobre controle do tabagismo

TABAGISMO E SAÚDE PÚBLICA
Dos temas apresentados, “o Tabagismo como Problema de Saúde Pública”, foii o que provocou mais discussões. Conhecer os dados de prevalência e iniciação do tabagismo, relacionar os prejuízos e conhecer o quadro para o controle do Tabagismo serviram para a troca experiências entre os participantes, ao mesmo tempo em que, de acordo com cada realidade, são traçadas as primeiras ações para a implantação do programa de tratamento ao fumante, na rede pública de saúde. “Depois desta oficina nós estaremos preparados para a implantação do tratamento ao fumante, nas nossas unidades de saúde, complementando o diagnóstico que já é feito, e a distribuição dos medicamentos feita pelo CAPS ( Centro de Atendimento Psicológico)”, afirma a coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde da Semusa, Naderge Moura.
TRATAMENTO DE FUMANTES
Implantar o tratamento para os fumantes é uma exigência do Ministério da Saúde, partindo do princípio de que se devem ter ações continuadas e não apenas as pontuais, quando há uma campanha de prevenção contra o fumo. Além da prevenção, o programa prevê áreas cada vez mais restritas para o fumante, tudo respaldado por leis já existentes.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
O Programa de Controle do Tabagismo prevê algumas ações que devem ser implantadas em todo o estado, a começar pela prevenção, na qual devem ser lançadas novas campanhas específicas e a inclusão do tema na grade curricular para que os professores abordem o assunto com mais freqüência. Outra meta é a cessação do tabagismo em 100% livre do cigarro, nas secretarias municipal e estadual de Saúde e por fim a inclusão do tratamento para o fumante na rede pública de saúde. “A região Norte ainda é tímida nas ações continuadas e movimenta esta população de fumantes, somente durante as campanhas em nível nacional. É preciso intensificar, massificar mesmo todas as ações possíveis contra o tabaco”, alerta a técnica Cleide Carvalho, do Instituto Nacional do Câncer.
***Fonte: Asscom
******IMPORTANTE: O texto foi "adaptado", modificado ou transformado fichamento, teorema/hipóteses e/ou questionamentos neste diário virtual por...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/
e-mail: abelardo6666@yahoo.com.br
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home