quinta-feira, maio 15, 2008

Conferência do Idoso é aberta em Porto Velho

Cerca de 200 pessoas participaram nesta quinta-feira (15/05) abertura da I Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, no audicine do SEST/SENAT, na BR-364, sentido Cuiabá. O seminário é realizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal do Idoso. Foram convidadas autoridades dos poderes Executivo e Judiciário, além de entidades da sociedade civil e Organizações Não-Governamentais (ONGs).
O evento tem como meta promover a avaliação da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, na perspectiva de apontar os desafios e avanços no processo de implementação das políticas públicas destinadas a garantir os direitos humanos da pessoa idosa, definindo metas e prioridades no âmbito do município de Porto Velho.
“Essa conferência é voltada para os idosos e pessoas que convivem com eles. A Prefeitura tem dado grande assistência na área que envolve a Terceira Idade, mas precisamos melhorar em alguns pontos, principalmente no que diz respeito ao preconceito com a população mais velha”, afirma Maria Ozanira, vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso.
“É de grande valia este encontro com todas as organizações ligadas ao idoso e o poder público. Aqui é um lugar de discussão para criar a Política Municipal de Atenção ao Idoso que vai possibilitar uma melhor qualidade de vida a eles. Fico muito feliz com a grande adesão de todos. O auditório está cheio e espero que permaneça assim até o final das atividades”, diz Edna Vasconcelos, secretária municipal de Assistência Social.
Durante a abertura dos trabalhos, um dado triste foi revelado: Porto Velho é campeão em mortes violentas contra o idoso. O índice utiliza como referência, os óbitos no trânsito e por violência doméstica. A capital de Rondônia é seguida de perto por Boa Vista (RR) e Cuiabá (MT). Os dados foram fornecidos pelo Centro Latino-Americano de Saúde e pelo sistema de informações do Sistema Único de Saúde, o Data-SUS.
Os números foram trazidos para a reunião por Jurilza Mendonça, secretária-executiva do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. “Aqui, em Porto Velho, teremos a oportunidade de discutir os avanços e anseios do público de maior idade. Existe a possibilidade de instalarmos um Centro de Convivência do Idoso, que vai cuidar dos idosos com alto grau de dependência. Essa ação vai proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos eles”, diz ela.
O prefeito Roberto Sobrinho revelou o que vem sendo feito para diminuir este triste recorde. “Primeiro, devemos fortalecer ainda mais o Conselho Municipal do Idoso. Eles devem ter direito a um espaço democrático para discutir os seus problemas e vontades. Depois, estamos colocando sinalização especial e redutores de velocidades, já que em nosso município, temos um grande número de velhinhos que se locomovem de bicicleta em nossas ruas”.
A dona Creuza Chagas, de 74 anos, aprovou a reunião com os idosos de toda a cidade. “Acho muito importante a gente se reunir para conversar sobre os problemas que trazem agonia prá nós. Questão do transporte público e o respeito ao idoso. Muitas pessoas tratam os mais velhos com muita ignorância. Espero que daqui prá frente melhore”.
A I Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa segue até esta sexta-feira (16), no audicine do SEST/SENAT. Também foram convidados para o evento: Faculdade São Lucas, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério Público do Estado de Rondônia.
Fonte: Asscom e Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net, http://www.globorondonia.blogspot.com, http://www.agloborondonia.blogspot.com