quarta-feira, maio 14, 2008

Moreira Mendes pede ao ministro da Justiça investigação sobre guerrilha em Rondônia

O deputado federal Moreira Mendes esteve em audiência ontem (13/05) com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e na oportunidade cobrou do governo federal uma investigação profunda sobre as denúncias de existência de guerrilha no Estado de Rondônia. Ele defendeu a apuração urgente e rigorosa dos fatos pelos órgãos de inteligência do governo argumentando tratar-se de uma denúncia de extrema gravidade, que envolve diretamente a população da zona rural rondoniense. A denúncia da existência de uma guerrilha supostamente patrocinada pelas FARC (Forças Revolucionárias da Colômbia) em Rondônia foi publicada há cerca de dois meses pela imprensa nacional. O grupo estaria agindo na região de Campo Novo, Buritis e Jacinópolis, através da Liga de Camponeses Pobres (LCP).
NEGLIGÊNCIA DO INCRA
Na conversa com o ministro Tarso Genro, Moreira Mendes denunciou a negligência do INCRA de Rondônia com relação ao cumprimento de suas obrigações. “Grande parte dos conflitos agrários envolvendo os chamados movimentos sociais e proprietários de terras tem sido estimulados e incentivados pelo próprio INCRA”, sustentou. O deputado disse, ainda, ter recebido informações de que funcionários do INCRA estiveram na semana passada no acampamento da Liga de Camponeses Pobres cadastrando pessoas, mas não para fins de assentamento ou regularização fundiária, e sim para o cadastro do bolsa-família. “Isto é um absurdo, e um completo desvio de atribuições”, afirmou o deputado.
SEM INTERVENÇÃO
O ministro da Justiça deixou claro a preocupação do governo com a gravidade da denúncia e informou que o assunto já está sendo estudado em caráter de urgência. Genro também solicitou ao deputado toda a documentação apresentada pelas autoridades de segurança pública do Estado de Rondônia na audiência realizada recentemente pela Comissão de Agricultura para debater o assunto. “O ministro disse que vai determinar as providências que forem de competência do Ministério da Justiça, mas que não pode intervir diretamente na segurança pública que é de competência do Estado, a não ser que o governo rondoniense formalize um pedido de ajuda ao governo federal”, acrescentou.
TV VIA SATÉLITE
Aproveitando o encontro com o ministro, Moreira Mendes apresentou uma reivindicação da população de Porto Velho para o retorno das programações de TV via satélite. Isto porque, em razão da Portaria 1.220, de 11 de julho deste ano, do Ministério da Justiça, nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima as exibições televisivas sofrem atraso de uma 1h, devido à diferença de fuso horário. Por esta razão, os jogos de futebol de quarta-feira não estão sendo mais exibidos, já que as programações de televisão terão que ser gravadas e exibidas pelas TVs abertas somente nos horários da classificação indicativa de cada programa.
Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net, http://www.globorondonia.blogspot.com, http://www.agloborondonia.blogspot.com