Moradores da Compensa reclamam de buracos e falta de saneamento básico
Moradores do bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus, relatam descaso das autoridades na manutenção das vias públicas da área. Buracos e falta de saneamento básico atrapalham o dia-a-dia de quem mora no local. Durante esta semana, o projeto “Fala Comunidade”, da TV Amazonas, percorre as ruas do bairro para mostrar as reivindicações dos moradores.
O líder comunitário do bairro, Hailon Ferreira, 32, recebeu o Portal Amazônia e acompanhou na visita da reportagem pelas ruas da Compensa. De acordo com ele, as avenidas principais mostram uma realidade diferente da vivenciada pelos moradores do bairro. “A Avenida Brasil não é nada como o que vemos dentro do bairro. Temos ruas extremamente esburacadas e com esgoto lançado no meio da rua”, contou ele.
Nas ruas Santa Isabel, Bom Jardim e São José o problema é evidente. Asfalto desgastado, buracos antigos e esgoto externo ilustram o cenário de negligência vivido pelos moradores. “Quase todos os dias vemos carros passarem com dificuldade em cima dos buracos. Muitos veículos tentam desviar, mas acabam passando por cima das calçadas e acabam arranhando os carros”, contou a cabeleireira Suzilane Batista, de 36 anos.
Participe da enquete: Qual é o principal problema do Bairro da Compensa, em Manaus?
De acordo com os moradores, a empresa de fornecimento de água, “Águas do Amazonas”, é responsável por boa parte dos buracos das ruas. “Um cano estoura todo dia aqui. A empresa perfura o chão, conserta o vazamento e não preenche o buraco”, afirmou o aposentado Antônio Cipriano Borel, morador do bairro há quase 40 anos. Ele ainda contou que os moradores entraram em contato com a empresa. A Águas do Amazonas informou ao líder comunitário que o recapeamento não é de responsabilidade da companhia, e sim da Prefeitura.
Os buracos não são os únicos problemas de infra-estrutura enfrentados pelo bairro. A falta de um sistema de saneamento básico é explícita nas ruas. A área mais afetada pelo problema é a do Igarapé do Compensa I. Os resquícios de água se misturam ao esgoto e lixo, o que gera terrível odor a quem passa por ali. O morador da área e comerciante Éder Barroso, 29, contou ao Portal Amazônia que a última limpeza realizada pela Prefeitura de Manaus aconteceu há mais de seis meses. “A Prefeitura não limpa o igarapé e ficamos sujeitos a esta sujeira. Alguns moradores descem ao igarapé e tentam limpar um pouco para diminuir a poluição”, contou.
Moradora da compensa há 40 anos, a aposentada Zorita Pereira, 61, disse que a falta de limpeza afeta a vida de todos os moradores da área. “O cheiro é insuportável, mas não podemos fazer nada. Queríamos que as autoridades nos ajudassem a viver de forma mais digna”, contou a senhora, emocionada.
Embora a Prefeitura Municipal seja responsável pela limpeza das ruas, Ferreira entende que a população tem o dever de preservar o ambiente em que vivem. “Ainda não realizamos nenhum trabalho educacional sobre o lixo nas ruas, mas já planejamos lançar um projeto neste direcionamento em breve”, contou o líder comunitário do bairro.
A empresa Águas do Amazonas que informou que quando ao saneamento básico a empresa tem um projeto de planejamento para acompanhar a expansão populacional dos bairros de Manaus que deve ser integrado ao Plano Diretor do esgoto da capital.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de infraestrutura informou que vai mandar a coordenação de serviços básicos para avaliar as reivindicações para que sejam feitos os ajustes nos bueiros e incluir nos serviços de reposição de tampas.
Você pode participar do projeto “Fala Comunidade” enviando informações sobre o seu bairro. Clique aqui para participar
***Fonte: portalamazonia.globo.com
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home