Confúcio Moura reafirma prioridades na Saúde e Educação em Rondônia
****Governador Confúcio Moura com diretoria do CRM e do Conselho Federal de Medicina
“Se tem duas áreas em que eu não serei julgado como incompetente serão a Saúde e a Educação que, reafirmo aqui perante meus colegas médicos representantes de vários Estados, receberão atenção privilegiada no meu Governo”. O compromisso foi firmado na tarde da última quarta-feira (16/02) pelo governador Confúcio Moura (PMDB-RO), durante audiência com a diretoria executiva do Conselho Federal de Medicina (CFM), no Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), em Porto Velho. O secretário estadual de Saúde, Alexandre Muller, também participou da audiência.
Confúcio Moura disse que pode ficar com fama de mau gestor, mas “nas áreas da Saúde e Educação”, especificamente, fará o possível para melhorar. “Posso até sair do Governo com fama de mau gestor, mas, na área da Saúde e Educação, não serei taxado de incompetente”, reiterou.
Referindo-se à questão da saúde, evidenciada na quarta-feira com a fiscalização da diretoria do CFM e dos conselheiros do Cremero aos hospitais Cosme e Damião, João Paulo II e o de Base Ary Pinheiro, na capital, Confúcio Moura atribuiu parte do problema ao Sistema único de Saúde (SUS) que, segundo ele, é referência no mundo inteiro como audacioso e corajoso, “mas é profundamente desigual, porque não cumpre o princípio da equanimidade - dá mais a quem precisa mais”.
O governador explicou que Rondônia é carente no que se refere à tecnologia. “Mesmo assim recebe poucos recursos, enquanto Estados do Sudeste, que tem alta tecnologia e as unidades de saúde são mais próximos uma das outras, recebem mais. “A Amazônia é diferente, os Estados nordestinos são diferentes, por isso precisam desse coeficiente a mais, precisa de impulso na área tecnológica. O que vemos é que a Amazônia e o Nordeste não tem recebido atenção justa”, acentuou, afirmando ainda que a questão não é simplesmente o gestor, mas o recurso.
Em referência aos pontos destacados pelo presidente do CFM, Roberto Luiz D’Ávila, pelo diretor-tesoureiro, Hiran Gallo, e pela presidente do Cremero, Inês Motta, Confúcio voltou a assegurar que vai mudar a “cara” da Saúde. “Vou fazer parcerias com, Fiocruz e outras instituições que possam vir a contribuir para que o Governo faça uma boa gestão de medicamento e de laboratório. Faremos de tudo para melhorar a saúde no Estado”.
A participação do governador na reunião foi classificada como oportuna e salutar pelo presidente do CFM. Segundo Roberto D’Ávila, a atitude de Confúcio Moura denota sua preocupação com a Saúde e o respeito para com a classe a qual pertence. “Temos boas expectativas. Ele (Confúcio) como médico certamente saberá trabalha as questões perniciosas que acometem a Saúde no Estado”.
Além do presidente do CFM, Roberto Luiz D’Ávila e do diretor-tesoureiro, Hiran Gallo, vieram a Rondônia os médicos Carlos Vital Tavares Corrêa Lima (vice-presidente), Emmanuel Fortes Cavalcanti (3º vice), Henrique Batista e Silva (secretário geral), Frederico Henrique de Melo (2º tesoureiro), José Fernando Maia Vinagre (corregedor) e José Albertino Souza (vice-corregedor).
****Assessoria de Imprensa Cremero
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home